POEAO retoma aulas com restauração de porta de 1872
O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu retomou suas atividades letivas de 2020, em setembro. As instruções aos jovens alunos é uma parceria com o CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Estado de São Paulo) e com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
As instalações do Projeto estão abrigadas no 2º GAC L – Quartel de Itu, por isso as equipes pedagógica e administrativa, assim como seus aprendizes, ao entrarem na Unidade, passam diariamente por um controle a cargo do Corpo de Saúde do Regimento Deodoro garantindo que os protocolos de sanidade sejam rigorosamente observados.
As atividades letivas oferecem aulas de marcenaria, de cunho prático, e as atividade prático/teóricas: Pinturas Especiais, elaboração de projetos de engenharia e arquitetura voltados para a atividade de restauração (AutoCAD 2D, AutoCAD 3D, Revit Architecture, e Leitura e Interpretação de Projetos e Plantas da Construção Civil).
Nas aulas de marcenaria os aprendizes do Projeto, orientados pelo Professor Luiz Homero Oleinik, restauram uma das portas balcão do Salão Nobre da Edificação Histórica que abriga a sede do Regimento Deodoro. Essa caixilharia toda em Pinho de Riga data de 1872.
Mercado de Trabalho
Mantido pela Associação Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu, através de parcerias, o POEAO capacita jovens para trabalhos de restauro de edificações histórica.
Vale destacar que o mercado de trabalho em Itu é notável: são 235 imóveis tombados pelo IPHAN e CONDEPHAAT, e 32 fazendas históricas no município. Seus associados prestam serviço voluntário, não recebendo nenhuma remuneração em dinheiro ou em qualquer outra espécie.
A Associação mantém-se com incentivos federais e estaduais que permitem arcar com as despesas das equipes pedagógica e administrativa, quadro de professores, proporcionar bolsa auxilio a seus aprendizes, adquirir equipamentos e ferramentas de trabalho, e manter suas instalações: Laboratório de Informática, Oficina de Marcenaria, Sala de Aula e as demais instalações de apoio ao Projeto implantadas no interior do Regimento Deodoro.
Ouro Preto e as origens do Projeto Oficina Escola
A filosofia do Projeto nasceu em Ouro Preto/MG com o restaurador mineiro Jair Afonso Inácio (1932-1982). Sua mãe ficou viúva quando ele tinha apenas 3 anos. Logo cedo começou a trabalhar como engraxate e auxiliar de sapateiro. Aos 14 anos iniciava suas atividades como ajudante de restauro em Ouro Preto.
Seu talento foi descoberto por dois ilustres visitantes daquela histórica cidade mineira: Germain Bazin, então curador do Museu do Louvre, e Rodrigo de Mello Franco presidente do SPHAN, hoje IPHAN. Em reconhecimento ao talento do jovem, ambos assumiram a responsabilidade de seus estudos. Após a conclusão do ensino médio por Jair Afonso, conseguiram para o jovem uma bolsa de estudos da Fundação Rockefeller possibilitando a ele realizar seus estudos de restauração no Instituto Real do Patrimônio Belga, em Bruxelas.
Em 1971, Jair Inácio cria o primeiro curso regular de formação de técnicos restauradores, na Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP, no qual o Projeto de Itu inspira-se.