Prefeitura justifica problemas com transporte público
Vereador questionou Administração sobre diversos itens
Empresa nova, problemas velhos. Quatro meses depois do início da operação da empresa West Side, as reclamações de quem utiliza ônibus em Itu (SP) continuam. Em resposta a um requerimento do vereador José Galvão, a Prefeitura esclareceu algumas questões quanto às linhas e passagem. “Eles mudaram os horários das linhas e a população tem sido prejudicada”, disse o vereador na sessão de terça-feira (12).
A administração assumiu que em 2021 houve o não cumprimento de horários da Empresa Viação Itu, que é do mesmo grupo que assumiu o transporte em dezembro. “Foi autuada em R$ 4.595,40 (…) realizou o pagamento em atraso, totalizando o valor recolhido em R$ 5.146,84”.
O vereador ainda destacou que “várias pessoas da região do Pirapitingui reclamaram. Estive no Jardim União e Jardim Europa. A principal reclamação é com relação aos ônibus, além do problema de integração que não funciona como deveria. É um absurdo”, diz. “Tem pessoas que pegavam ônibus e aí mudou o horário e agora precisam pegar carro por aplicativo.”
Sobre a redução de linhas, a Prefeitura disse que “todas ocorreram durante a pandemia, justificada pela baixa demanda” e sobre a linha 57, da região rural, afirmou que “está operando com três frequências diárias de segunda a sexta, aos finais de semana não está operando por não haver demanda”. Sobre os veículos, a Prefeitura disse que “está sendo cumprida a fiscalização conforme o Edital.”
Frota e tarifa
O requerimento também questionou sobre a frota. “A empresa solicitou a entrega da frota até três de junho”, respondeu a Prefeitura. “Foi autorizado em entendimento ao processo de instalação da nova tecnologia embarcada, exigida no termo de referência, em relação a reconhecimento fácil dos passageiros para validação do cartão transporte e atende às condições previstas no edital e no termo de referência.”
Sobre a tarifa, a Prefeitura justificou a alta por “equilíbrio financeiro e viabilidade” da licitação do transporte que foi “amparado em estudo detalhado”. A administração afirmou que a tarifa não era reajustada deste 2017 e que a própria empresa pediu um reajuste da tarifa para R$ 9,67, mas que foi autorizado para R$ 5 e depois, na licitação, para R$ 5,15.
Troca conturbada de empresa
A licitação definitiva para o transporte público de Itu aconteceu no ano passado. Durante o período de contratação definitiva, a Prefeitura contratou provisoriamente uma empresa que pertence ao mesmo grupo que assumiria o transporte neste ano. Chegou a ser marcada uma audiência pública em que os vereadores não puderam se manifestar “para não propagar Covid”.
A Prefeitura informou que apenas uma empresa tinha se interessado em assumir o transporte na cidade pelos próximos 15 anos. A West Sido, que também é responsável pela mobilidade na cidade de Louveira, criou o nome fantasia MoV Itu para operar na cidade, iniciando os serviços com ônibus ainda com a pintura antiga, o que gerou questionamentos dos moradores.
foto: arquivo
Continuamos sem transportes dignos a população ja em sua maioria voltou ao trabalho por motivo de a pandemia esta controlada e as linhas de onibus continuam rodando como se estivéssemos no pico da doença.
Ou seja que se fane o povo da cidade o negocio é lucro só não se sabe se esse lucro tambem beneficia mais alguem alem da viaçao concordam Sres Vereadores
Boa tarde
Se fosse só esses os problemas mas me deparei com uma impossibilidade referente ao passe livre que é uma lei federal ao qual minha filha tem direito e foi negado a ela e a outras várias pessoas indignação é a palavra cidade de Itu só para classes média a alta às pessoas de baixa renda sofrem com o descaso da prefeitura
Att.
Denise Pugliese
É um absurdo , um motorista virar o rosto pra mim pra não parar no “ponto” o qual eu desembarquei um dia antes e que não tem marcação nenhuma no jardim santa rosa e o horário está totalmente errado é um puro descaso para nós que somos clientes ….
Bom dia, é um absurdo o transporte público em Itu, Além de ser uma das tarifas mais caras do Brasil, não atende as necessidades do usuário.
São constantes as mudanças no horario, fora os atrasos, salientado que a região do Pirapitingui é a mais prejudicada devido a distância dos moradores.