Remédio é negado duas vezes para moradora por falta do Cartão Cidadão
Uma moradora de Itu (SP) teve duas vezes o fornecimento de remédios negado pela Farmácia Unificada da Prefeitura. A denúncia foi feita pelo vereador Eduardo Ortiz em vídeo no local que mostrou que a administração não está cumprindo a determinação do Ministério Público para que forneça os serviços públicos mesmo sem o Cartão Cidadão, alvo de investigação. Problemas no fornecimento do documento, exigências não atendidas, pessoas sem os serviços prestados, e descumprimento do contrato pela empresa terceirizada foram denunciados recentemente, assim como o passo a passo para denunciar. O vídeo foi publicado nas redes sociais na quarta (30).
“É bom deixar registrado que são ordens da Secretaria da Saúde. Estão colocando uma porta, uma burocracia para o munícipe pegar um direito dele que é o medicamento”, afirma. O vídeo mostra um atendente terceirizado da Farmácia Municipal dizendo que a mulher, com uma receita de três remédios vindo da Upa, precisaria de um cadastro na Prefeitura para retirar os medicamentos. O vereador, então, pergunta porque eles não fazem o cadastro no próprio local e o funcionário diz que não tem o sistema disponível ali.
A mulher já tinha ido à Farmácia antes, não tinha conseguido retirar o remédio e por isso chamou o vereador. Com a negativa, Ortiz falou sobre o caso. “É isso que eu queria comprovar nesta fiscalização. Estão colocando uma barreira para o atendimento desta munícipe. Isso não pode acontecer. Eu sei que vocês não tem culpa. Tudo isso que vocês estão fazendo é uma orientação da Prefeitura. Ela vai sair daqui sem o medicamento por falta do Cartão Cidadão, essa mulher sai hoje da Farmácia Municipal sem o medicamento.”
foto: reprodução/redes sociais
E porque ela não fez ainda o cartão cidadão? Não entendi.
Está havendo dificuldade em fazer o cartão? Eu fiz o meu pelo aplicativo de celular.