Saúde promove testagem rápida de HIV e Sífilis

A campanha Fique Sabendo vai intensificar a testagem rápida de HIV e Sífilis entre 3 de novembro e 1º de dezembro, pela Secretaria de Saúde de Itu, por meio do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), em parceria com o Programa Estadual de IST/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids).

📅 Confira a programação:

  • 3/11 a 1/12 – de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h: Ambulatório de Moléstias Infecciosas
  • 10/11 – das 9h às 12h: Terminal Cidade Nova Pirapitingui
  • 18/11 – das 8h às 12h: Sede do Grupo da Melhor Idade
  • 24 a 28/11 – das 9h às 14h: 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
  • 25 e 26/11período da manhã: Sesmt – Prefeitura
  • 26/11 – das 14h às 18h: Praça da Independência (Praça do Carmo)

O teste rápido é gratuito, sigiloso e não necessita de agendamento nem de jejum. O procedimento contribui para o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento, quando necessário. Basta comparecer a um dos pontos de coleta, na data e horário indicados, portando um documento com foto.

O secretário municipal de Saúde, Tiago Texera, destaca que o diagnóstico precoce permite iniciar o acompanhamento com a equipe multidisciplinar do AMI de forma mais ágil e eficaz.

💡 Embora a testagem seja intensificada neste período, o teste rápido de HIV e Sífilis é oferecido durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, no AMI, sem necessidade de agendamento.

📍 Endereço: Rua Aristides de Assumpção Menabó, 75 – Loteamento Residencial Maria Fernanda
📞 Informações: (11) 4024-1030

HIV e Sífilis

A Sífilis é uma IST curável e exclusiva do ser humano, causada por uma bactéria. Apresenta diferentes estágios — primária, secundária, latente e terciária — e pode ter várias manifestações clínicas.

O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico. Uma pessoa pode estar infectada e não apresentar sintomas, mas, sem tratamento, a infecção pode evoluir para a Aids, estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico está gravemente comprometido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *