SISMI protocola pautas de reivindicações de servidores públicos

Entre as pautas está a reposição salarial de 22,03%, a partir de 01 de abril de 2022

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (SISMI), José Flamínio Leme, informou que protocolou as pautas de reinvindicações da categoria, nesta quarta-feira, 23, após assembleia realizada no último dia 17 na sede social da entidade sindical.

“Dentre as cláusulas apresentadas, a reposição salarial decorrente do período de vigência da Complementar 173/20 é a mais cobrada pelos servidores, pois já são 23 meses sem reposição inflacionária” afirma Leme.

Entre as pautas está a reposição salarial. Os empregadores concederão a título de reposição salarial, o percentual correspondente a 22,03% incidente sobre os salários de março de 2022, a partir de 01 de abril de 2022, correspondente ao INPC acumulado no período de 01 de abril de 2019 a 31 de março de 2022.

Há também entre as cláusulas o adicional de insalubridade direcionado aos servidores das secretarias de saúde, educação, promoção social e segurança, em razão da exposição permanente das atividades em tempo de Pandemia do COVID-19.

Gratificação de incentivo ao estudo também é uma das reivindicações e caberá ao servidor público municipal, que já tenha completado o estágio probatório.

Para os servidores portadores de necessidades especiais será adotado o regime de tempo diferenciado, com jornada diária máxima de 6 horas.

A forma de trabalho Home Office também está entre as cláusulas, e diz que os empregadores deverão elaborar juntamente com o sindicato, estudos junto as Secretarias Municipais, visando estabelecer a não necessidade de presença no local de trabalho para as atividades que possam ser realizadas em sistema de Home Office.

Ainda na pauta há atenção aos aprimoramentos dos servidores por meio de convênios com escolar técnicas e de ensino superior, os empregadores deverão oferecer bolsas de estudo para os servidores públicos municipais, visando qualificá-los e, assim, melhorando a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população.

“A partir de agora aguardaremos uma avaliação e posicionamento da Prefeitura no sentido de iniciarmos as negociações com vistas a fechar os acordos coletivos de trabalho celetista e estatutário que vigorarão de abril/22 a março/24”, disse Leme. Ele ainda enfatizou que as cláusulas aprovadas deverão ser discutidas e viabilizadas junto aos empregadores.

Quanto às reivindicações de auxiliares e monitoras de escolas municipais, Leme disse que “as reivindicações foram deliberadas em assembleia, as cláusulas que as servidoras presentes dessa categoria aprovaram estão contempladas”.

As pautas estão disponíveis no site doSISMI (www.sismi.com.br)

One thought on “SISMI protocola pautas de reivindicações de servidores públicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: