Suspeito de roubo na CIS é identificado graças Muralha Eletrônica
A tecnologia a serviço da segurança segue trazendo resultados positivos em Itu. Por meio do Sistema Muralha Eletrônica, foi possível identificar o veículo utilizado no recente roubo de cabos da CIS – Companhia Ituana de Saneamento, ocorrido na região do Pirapitingui. A identificação foi fundamental para a condução das investigações e, nesta quinta-feira (22), o suspeito foi detido e encaminhado ao Distrito da Polícia Civil.
“Seguimos fortalecendo nossas estratégias de monitoramento urbano e a Muralha Eletrônica tem se mostrado uma ferramenta extremamente eficaz no combate à criminalidade”, destaca Comandante Bellão, da Guarda Civil Municipal de Itu . O sistema, que integra câmeras inteligentes distribuídas em pontos estratégicos da cidade, permitiu o rastreamento do automóvel envolvido no crime, contribuindo de forma decisiva para a elucidação do caso.
A ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Polícia Civil, após denúncias, culminou ainda no encontro de parte do material subtraído da CIS (cascas dos cabos furtados), que estava abandonado em uma mata. A ocorrência segue sendo apresentada pelo 4° DP da Região do Pirapitingui.
O roubo
O roubo foi de 150 metros de cabeamento à base de cobre da estação de captação de água bruta na Bacia São Miguel. Na madrugada de segunda-feira (19), um grupo, em dois veículos, rendeu o vigilante que trabalhava no local e iniciou a extração dos fios que alimentam a eletricidade da unidade, fugindo logo em seguida. A ocorrência foi registrada pela CIS no 4º Distrito Policial, enquanto os técnicos da Companhia iniciaram os reparos para reenergizar a estação logo após o assalto.