Tecnologia – ChatGPT, auxílio ou destruição para os usuários?
É visível para os amantes de tecnologia que o ChatGPT tem sido pauta de muitos estudos e artigos voltados para todo tipo de público. Suas funções e seus auxílios para os mais diversos ramos tem sido notáveis, e com o passar do tempo, cursos vem sendo desenvolvidos para melhorar ainda mais a interação entre humanos e IA, entretanto, poucos realmente sabem sua função.
ChatGPT é um chatbot que utiliza inteligência artificial para interagir com humanos. O robô foi criado pela empresa OpenAI no final de 2022 e fornece soluções e respostas variadas para os mais diversos tipos de problemas e questões. Algumas de suas principais capacidades são: criação de códigos em diversas linguagens de programação, criação de copywriting de produtos, completar textos, criação de resumos, interpretação de textos e utilização da API do ChatGPT para solicitações via linha de comando.
Bill Gates e a IA
O fundador e filantropo da Microsoft, Bill Gates, falou recentemente no evento AI Forward em São Francisco, onde delineou sua visão de como a inteligência artificial mudará nossas vidas e economia. Em sua particular opinião, a interação geral da grande massa e de fins empresariais com a Internet vão mudar.
“Quem construir um agente pessoal fará um grande avanço porque nunca mais precisará usar mecanismos de busca, sites de produtividade ou mesmo a Amazon. Eu ficaria desapontado se a Microsoft não entrasse nesse jogo, mas fiquei impressionado com algumas startups, incluindo a Inflection.”
Bill Gates
Mesmo enfatizando que acredita que os modelos atuais de IA não estão à altura das atuais necessidades do mercado global, o dono da Microsoft está confiante de que esse momento chegará em breve, seja com o desenvolvimento de uma startup ou da própria Microsoft (que recentemente investiu US$ 10 bilhões no ChatGPT).
O “agente pessoal” de que Gates fala representa uma espécie de “Santo Graal” no campo da IA (Inteligência artificial), seria um software que estaria embutido na vida cotidiana de uma pessoa e a ajudaria a realizar quase todas as tarefas rotineiras. O usuário não precisa mais pensar; “preciso de uma babá nesta quinta-feira” e depois passar meia hora falando ao telefone. Basta contar ao seu agente pessoal sobre esse problema e deixá-lo organizar tudo. Ou, como sugere Gates, ele “lerá coisas que você não tem tempo para ler”.
A IA já está sendo integrada a uma ampla gama de produtos, incluindo produtos como o Photoshop, enquanto a Microsoft está incorporando ativamente os recursos do ChatGPT no Word, Excel, PowerPoint e Outlook. No início deste ano, ela vinculou o ChatGPT ao Bing e ao navegador Edge. Sempre que o tema IA é abordado há uma grade questão, visto que, todos os usuários podem perder seu emprego para “os robôs”. Bill Gates acredita que um cenário em que as máquinas assumirão certas funções não está muito longe e todos estão em risco: os robôs substituirão os trabalhadores de colarinho azul, enquanto a IA assumirá os trabalhadores de colarinho branco.
Mais Sobre a OpenAI
A OpenAI é um laboratório norte-americano de pesquisas em inteligência artificial (IA) fundado em São Francisco em 11 de setembro de 2015 por Elon Musk, Sam Altman, Peter Thiel, Reid Hoffman, Jessica Livingston e outros.
A organização tem como objetivo desenvolver inteligência artificial amigável e segura para a humanidade. Em 2019, a OpenAI lançou o GPT-2, um modelo de linguagem natural que pode gerar texto semelhante ao escrito por humanos.