Upa do Aparecida será gerenciada por nova empresa
A Prefeitura de Itu divulgou, no dia 6 de abril, edital para chamamento público para gerenciamento dos serviços de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Nossa Senhora Aparecida.
O valor pago anual estimado para a contratação é de R$ 17.139.609,84 (dezessete milhões, cento e trinta e nove mil, seiscentos e nove reais e oitenta e quatro centavos). Sobre este montante, a Prefeitura afirma que “o valor é referencial, compatível com o implemento dos serviços a serem prestados, sendo que será escolhida a empresa que atender todos os requisitos e apresentar o menor preço”
No edital, a Prefeitura estabelecia que as empresas interessadas teriam até o dia 23 de maio para apresentarem os envelopes com a documentação de habilitação, plano de trabalho/proposta técnica e proposta financeira, durante sessão pública.
O documento destaca ainda que a empresa deverá “atender as necessidades programadas de assistência à saúde e gestão da qualidade, “evitar o êxodo do usuário para os grandes hospitais em busca de serviços da assistência à saúde de menor complexidade e garantir a assistência mais rápida, evitando complicações do quadro clínico e o desconforto do deslocamento dos usuários e assegurar um padrão de qualidade na execução dos serviços de saúde e atendimento à população”.
Em resposta ao Jornal de Itu, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura informou, no dia 4 de junho, que “diante das exigências do edital, assim como do teor técnico dos documentos apresentados, a sessão foi suspensa para análise da habilitação das entidades que compareceram, de modo que a robusta documentação fornecida se encontra com os setores técnicos competentes. Assim que concluída a avaliação dessa primeira fase e divulgado seu resultado, será dada continuidade às etapas subsequentes do procedimento, após o que haverá a notícia da vencedora.”
O prazo para esta divulgação não foi determinado. “O prazo de conclusão é variável, depende de uma série de fatores. A Prefeitura está dando prioridade absoluta e vem adotando todos os atos para dar celeridade ao processo. Teremos o resultado o mais breve possível, respeitando todos os trâmites exigidos pela legislação”, diz a Assessoria da Prefeitura.
Questionada se a atual empresa que administra o UPA, Instituto Bem Estar, havia participado, a Assessoria respondeu que a mesma se inscreveu, mas não foi habilitada.