Sessões de Câmara são retomadas com a presença do prefeito Guilherme Gazzola
Três projetos de lei foram aprovados na sessão de vereadores da Câmara de Itu (SP) de terça-feira (1º) na abertura dos trabalhos legislativos de 2022. A primeira sessão ordinária do ano teve também a presença do prefeito Guilherme Gazzola.
Foram votados ainda três projetos de resolução, um de decreto legislativo, e três projetos de lei, dois de autoria dos vereadores relativos a nomes de ruas e um do Executivo. Todos foram aprovados. O projeto 128/21 autoriza o Executivo de Itu a receber a doação de um terreno na Estrada Municipal 367, no Taperinha, onde será construída uma unidade escolar.
Entre os projetos do Legislativo esteve um texto sobre o quadro de cargos, carreira e remuneração dos servidores efetivos da Câmara, que também foi aprovado. “Não é criação de cargos, elevação de salários. É simplesmente um ajuste por orientação e determinação do Ministério Público e do Tribunal de Justiça”, disse Mané da Saúde.
Ano de decisões importantes
O prefeito falou logo na abertura da sessões, agradeçou ao convite do presidente Mané da Saúde e destacou as eleições. “Essas escolhas [presidente, governador, deputados e senador] pesarão no nosso futuro. Nós que temos dois anos de governo dependeremos dessas decisões que serão tomadas [pela população]. Espero que a gente saia melhor do que entrou, vivemos momentos difíceis, mas espero que este ano a gente consiga ajustar esse Brasil com menos ódio.”
Gazzola ainda pediu para que os vereadores tenham a cidade como partido. “Eu estive nesta casa por oito anos e aqui aprendi muito. Câmara não existe partido, espero que todos tenham o partido de Itu. Situação e oposição fazem parte do jogo democrático, e assim será respeitado”, afirmou.
Requerimentos e moções
Quatro requerimentos foram apresentados e aprovados, dois deles são de autoria do vereador Dr. José Galvão Moreira Filho. O primeiro pediu informações à Prefeitura sobre a empresa West Side Viagens e Turismo, além de esclarecimentos sobre as tarifas do transporte público. Ele disse que recebe diversas reclamações da qualidade do serviço
O outro documento pede informações ao prefeito sobre a ruptura do talude na represa do Braiaiá, registrada no mês passado. O vereador perguntou quais providências foram tomadas no local.
Os outros dois requerimentos foram da vereadora Patrícia Gollitsch Daunt, pedindo explicações sobre a exclusão das redes sociais de dois Centros de Zoonoses da cidade, e dos vereadores pedindo regime de urgência especial para projetos de resolução. Foram aprovadas também 64 moções diversas.
fotos: reprodução/TV Câmara