Vereadores declaram disputa por preferência de Jair Bolsonaro
Durante a 18ª Sessão Ordinária de 2023, realizada no dia 13 de junho, todos os vereadores estiveram presentes e, os oito projetos votados foram aprovados.
Durante a Palavra Livre, o vereador Thiago Gonçales falou sobre seu partido, o PL (Partido Liberal), e a escolha de um candidato para as próximas eleições, no ano que vem. Ele lembrou que seu pai, Adauto Gonçales, está no partido há mais de 20 anos e ele há mais de 14, e que Adauto agora é coordenador do partido na região.
“Com certeza, o PL terá sim uma candidatura no ano que vem, e será um nome da base do governo municipal do qual fazemos parte, principalmente com o apoio do presidente (sic) Bolsonaro, que é o líder do nosso partido.”
Vale lembrar que o prefeito Guilherme Gazzola, do mesmo partido, não apoiou Jair Bolsonaro nas últimas eleições.
Em seguida, o vereador José Galvão usou a Palavra para dizer que o deputado estadual Rodrigo Moraes acaba de se declarar pré-candidato a prefeito de Itu nas próximas eleições. “Ele está no PL, partido que o elegeu como deputado, e evidente que ele tem uma ascendência no partido, respeitando o Adauto e o Thiago, vamos caminhando para ver aonde podemos chegar. A nossa candidatura surge como contraponto a este governo”, destacou.
Ao Jornal Periscópio, o deputado e agora pré-candidato destacou que “a proximidade com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e, principalmente, a de seu pai, José Olímpio, com o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que já foram deputados federais no mesmo período, irá ajudar a concretizar sua candidatura pela legenda.”
Projetos votados
Em discussão única dois projetos foram votados, ambos aprovados por unanimidade, são eles o Projeto de Decreto Legislativo Nº 12/2023, de autoria dos vereadores Dr. Marcos Moraes e Normino da Rádio, que “Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Ituano ao senhor João Pedro Januário Quirino da Silva”, e o Projeto de Decreto Legislativo Nº 13/2023, de autoria do vereador Paulo Eduardo Andrade Ortiz, que “Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadania Ituana ao Senhor Marcos Roberto dos Santos”.
Em primeira discussão entraram em pauta quatro proposituras:
O Projeto de Lei Nº 28/2023, de autoria do vereador Dr. José Galvão Moreira Filho, que “Dispõe sobre o Projeto de Educação Financeira no Âmbito da Estância Turística de Itu, e dá outras providências”, que foi aprovado com nove votos favoráveis e três votos contrários.
Também foi votado o Projeto de Lei Nº 45/2023, proposto pelo vereador Dr. Marcos Moraes dos Santos, que “Dispõe sobre a instituição da Campanha Municipal de Sensibilização e Combate aos Linfomas, denominada ‘Agosto Verde Claro’”, aprovado por unanimidade.
O Projeto de Lei Nº 49/2023, do vereador Dr. Marcos Moraes, que “Dispõe sobre a denominação de via pública Estrada Municipal do Varejão “Irmã Luiza Lemes de Oliveira””, também foi aprovado por unanimidade.
E o Projeto de Lei Nº 52/2023, de autoria da vereadora Célia Rocha, que “Institui o “Mês de Informação e Conscientização Sobre Altas Habilidades e Superdotação – AH/SD” e o “Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação – AH/SD”, no âmbito da Estância Turística de Itu, e dá outras providências”, aprovado por unanimidade.
Já em segunda discussão, entrou em pauta o Projeto de Lei Nº 44/2023, de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Normino da rádio, que “Dispõe sobre a denominação de via pública no Loteamento Denominado Residencial Bom Jardim (Rua Maria do Carmo Abiscula Campos – “Pico”)”, também aprovado por unanimidade.
A votação do Projeto de Lei Nº 53/2023 que “Altera redação do artigo 1º da Lei Municipal nº 2.485, de 20 de abril de 2023”, foi justificada por seu autor, o vereador Manoel Monteiro Gomes, pois havia um erro de digitação no projeto.
O projeto aprovado em 2ª discussão segue para sanção do Executivo Municipal, já os projetos aprovados em 1ª discussão seguem para nova discussão na 19ª Sessão Ordinária de 2023, que ocorre no dia 20 de junho, terça-feira, às 16h, no Plenário da Câmara.
Palavra Livre
Fizeram uso da Palavra Livre também Patrícia da Aspa, Eduardo Ortiz, Célia Rocha e Normino da Rádio.
(Com informações e foto: Câmara de Vereadores)
Enquanto os preguiçosos vereadores se preocupam com nomes de logradouros, o povo e roubado com a TAXA DO LIXO DO GAZZOLA.