Aprovação de gestão pública em Itu aumenta 30% no primeiro trimestre
Levantamento realizado em Itu após os primeiros 90 dias do novo governo mostrou que aprovação da Administração Municipal saltou 30,6% entre os meses de dezembro de 2024 a março de 2025. O resultado positivo atual, formado por 4,9% de ótimo e 52,6% de bom, reflete a percepção de 400 moradores entrevistados pelo estudo INDSAT (Indicadores de Satisfação de Serviços Públicos), considerando margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.
Os dados indicam ainda qual perfil demográfico da população registrou maior aprovação do serviço. Entre a divisão por gênero, faixa etária, nível de escolaridade e religião, a maior aprovação foi observada entre moradores de escolaridade fundamental, com 65,5%.
A rejeição caiu 22,9% no mesmo período, indicando queda de 32,2% para atuais 9,3%. O patamar atual representa a soma de 4,9% de ruim e 4,4% de péssimo. No agrupamento de moradores a rejeição mais elevada foi registrada entre a população de graduação superior, com 17,7%.

Além das mudanças expressivas observadas na aprovação do novo governo, a satisfação do serviço também indicou avanço. Em dezembro, o setor obteve 562 pontos e Grau Médio de Satisfação. Na pesquisa atual, do 1º semestre de 2025, a Administração saltou para 698 pontos e Alto Grau de Satisfação.
A Administração Municipal também é destaque entre os demais poderes públicos, com avaliação superior ao governo estadual (689 pontos, Alto Grau) e federal (451 pontos, Baixo Grau).
A nova administração de Herculano venceu com 33,6% dos votos na eleição municipal de 2024. Entre as ações divulgadas pela prefeitura estão investimentos em Saúde, Educação e serviços de zeladoria.
Metodologia
O índice de satisfação atribuído aos serviços públicos avaliados pela INDSAT segue metodologia exclusiva, resultando em um único número de até 1.000 pontos. A pontuação é atingida através do cálculo dos percentuais de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo obtidos por cada serviço. A partir deste número, são classificados da seguinte forma: