Albergue Noturno recebe área para construção de nova sede
Representantes do Albergue Noturno de Itu estiveram na Prefeitura, nesta terça-feira (14), para receber do prefeito Guilherme Gazzola a documentação relativa a uma área de 5 mil metros quadrados, localizada na Vila Ianni, onde deverá ser construída a nova sede da entidade.
A área, localizada no prolongamento da Rua Monsenhor Ezequias Galvão, que fora doada em comodato à Prefeitura pelo antigo Solar Ituano de Menores, era pleiteada pela diretoria do Albergue Noturno há quase dez anos. A diretora da Secretaria Municipal de Obras, Ana Paula Capelli, acompanhou a reunião e afirmou que a equipe da referida pasta está à disposição para auxiliar a entidade em relação às necessidades e dúvidas relativas à elaboração do projeto da nova sede.
Segundo a Prefeitura, cerca de cem pessoas vivem em situação de rua na cidade, atualmente.
Entidade
O Albergue Noturno de Itu foi fundado há 67 anos, no dia 1º de julho de 1951, pelos frequentadores do Centro Espírita de Itu, liderados pelo Tenente do Exército Brasileiro, o Sr. José Gregório do Nascimento, que sentiu na época a necessidade de criar um local para atender os moradores de rua e principalmente migrantes que chegavam a Itu para trabalhar nas fazendas de café.
Desde então, o Albergue Noturno de Itu vem mantendo suas atividades ininterruptamente, dando abrigo provisório a migrantes e pessoas em situação de rua da cidade de Itu, com todo amor e caridade de sempre.
É mantido pelos trabalhadores do Centro Espírita de Itu; recebe doações de algumas pessoas e empresas e possui também convênio com a Secretaria Estadual da Promoção Social.
O Albergue realiza trabalho de acolhimento e assistência a esta população marginalizada e muitas vezes esquecida pela sociedade. São os “chamados invisíveis”, pois passamos por eles nas ruas e não os vemos..
(Informações: Prefeitura de Itu e Albergue Noturno (http://www.alberguenoturnodeitu.com.br/)