Cetesb afirma que Coplac pode voltar, parcialmente, às atividades
A supervisora da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – de Itu, Pilar Martin Pi Lopez , informou ao Jornal de Itu que a Coplac, incendiada neste domingo (veja aqui), pode voltar parcialmente às atividades.
“Eles trabalhavam com manta e borracha, e a parte em que trabalham com borracha foi preservada”, relata. Segundo ela, o técnico da agência esteve no local nesta segunda-feira, e constatou que neste dia não havia atividades na fábrica, mas que um setor específico tinha condições de voltar a funcionar.
A profissional informou ainda que a licença da empresa estava em dia, tendo validade até 2021. “Nós autuamos sistematicamente a empresa até o ano passado, pois havia muita reclamação dos moradores do entorno devido à ruídos, vibrações e odores, mas eles foram se adequando”.
Com relação ao incêndio, Pilar afirmou que a ocorrência de domingo (veja mais informações aqui) foi a primeira que a Cetesb teve conhecimento.
Vizinhos conversaram com nossa reportagem e relataram o medo da volta das atividades. “Em quais condições estes funcionários estão trabalhando? E se houver outro incêndio?”. O medo é que a qualquer momento pode ocorrer outro incidente. “Existe um tanque de combustível dentro da empresa, próximo ao prédio onde moro, estamos todos correndo risco”, afirmou uma moradora próxima à empresa.
A supervisora confirma a informação. “Existe um tanque de combustível e de piche no local”. Ela destaca a importância de as reclamações serem oficializadas junto a Cetesb. “Funcionamos 24 horas por dia, todos os dias. O nosso telefone é 0800 11 35 60”. A Prefeitura também informou que irá fiscalizar possíveis irregularidades.
(Imagem: arquivo pessoal/divulgação)