Empresa incendiada estava há muito tempo irregular, diz Bombeiros
A empresa Coplac, que sofreu um incêndio neste domingo, 26, funcionava sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, documento emitido pela Policia Militar do Estado de São Paulo que certifica que, durante a vistoria, a edificação possuí as condições de segurança contra incêndio.
Segundo entrevista exclusiva para o Jornal de Itu, o tenente Clóvis Michelin da Silva disse que há muito tempo a empresa estava irregular. “A empresa funcionava com a segurança precária. Houve um incêndio no ano passado, depois em abril e agora este. Nós não podemos fazer nada a respeito, quem pode é o Judiciário ou a Prefeitura”.
Sobre a proporção do incêndio, ele afirmou que grande parte da área fabril foi atingida, sendo preservada apenas a parte administrativa. Ao todo, o Corpo de Bombeiros trabalhou durante 16 horas para conter o fogo. “Havia muita manta sobreposta, isso dificultou muito o trabalho”.
Ligamos e estivemos pessoalmente na portaria da empresa. A recepcionista nos informou que ninguém da empresa iria falar.
Desemprego
O incidente foi o fim da esperança para Leandro, que retirava a sua carteira de trabalho na recepção, nesta manhã de segunda-feira. Ele iria ser contratado pela empresa, mas foi informado que as contratações foram suspensas. “No domingo eu estive aqui vendo o incêndio e ouvi os Bombeiros falando que vai demorar para voltar a funcionar. É uma pena, né”, disse ele.
Sindicato
A empresa pertence ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem. Tentamos contato com a instituição durante todo o dia de hoje, sem sucesso. “Tentei também falar com eles, para ver se precisavam de uma força, mas não consegui”, explicou o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Dorival Jesus do Nascimento. “A empresa entrou na justiça há mais de dez anos, para ir para este outro sindicato, pois lá o piso salarial é menor”, explicou.
Prefeitura
Questionamos a Prefeitura sobre a situação irregular da empresa e a municipalidade respondeu que “notificou a referida indústria várias vezes.” Sobre a retomada das atividades, informou que “de acordo com a Defesa Civil, o local ainda passa por rescaldo e somente após a limpeza será possível realizar alguma vistoria.”
(Imagem: Reprodução/Tv Tem)
O incêndio da COPLAC, não foi informado qual ano….
Roberto, a data está abaixo do título.