Com mais de 1.200 casos de dengue, Itu abrirá Centros de Atendimento
Considerando o aumento dos casos de dengue em Itu, o prefeito Herculano Passo decretou situação de emergência no município. Além disso, a partir da próxima segunda-feira (17), estarão abertas duas unidades de Centro de Atendimento à Dengue: uma na Secretaria Regional do Pirapitingui e outra na UBS 5,no Rancho Grande, ambas com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Com o município registrando mais de 1.200 casos da doença, houve um aumento da demanda de pacientes com suspeita de dengue ou já acometidos pela doença nas Unidades Básicas de Saúde UBS), no Pronto Atendimento Municipal (PAM) da Vila Martins e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas.
Ao apresentar dois ou mais sintomas de dengue, a pessoa deve procurar uma UBS mais próxima de sua residência. O horário de atendimento dengue é das 7h às 18h, na UBS 2 e na UBS 5, e das 8h às 17h nas demais UBS.
Em caso de sintomas graves como dor abdominal persistente, sangramento de mucosas (nariz, gengiva), vômitos persistentes, a pessoa deve procurar a UPA, na Avenida Nove de Julho, 691, Padre Bento, o PAM da Vila Martins, na Rua Dr Itagiba Vilassa, ou o Hospital da Criança, na Rua Joaquim Bernardes Borges, 420, Centro, todos com atendimento 24 horas.
Comitiva
Uma comitiva do Governo do Estado esteve em Itu, na última sexta-feira (03/07), para apresentação do cenário epidemiológico das arboviroses, de modo especial a dengue, no Estado.
O secretário municipal da Saúde, Tiago Texera, acompanhou a reunião, e comentou sobre a criação, em janeiro deste ano, do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, e sobre ações desenvolvidas em Itu, incluindo visita dos agentes aos sábados, já que de segunda a sexta-feira muitos imóveis estão fechados.