Desfile do Divino celebra a fé e a tradição em Itu

A cidade de Itu se prepara para viver mais uma edição do tradicional Desfile do Divino, que ocorrerá na manhã deste sábado (07/06). A concentração será, às 8h, na Rua Barão do Rio Branco, em frente à Câmara Municipal, e o cortejo seguirá, a partir das 9h, pelas Ruas Santa Rita, Sete de Setembro, encerrando-se na Praça Padre Miguel com a benção diante da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.

As ruas utilizadas no cortejo e suas travessas ficarão interditadas no decorrer do evento e o estacionamento de veículos nessas vias estará proibido a partir da madrugada que antecede o desfile até o seu encerramento.

Ao longo do percurso, cerca de 3 mil pães abençoados serão distribuídos ao público, em um gesto de partilha que remete à fartura e à solidariedade, símbolos do Divino Espírito Santo.

Com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral – Deus viu que era tudo muito bom” (Gn 1,31), o Desfile do Divino 2025 convida os participantes a refletirem sobre a importância da harmonia entre fé, comunidade e meio ambiente, promovendo uma vivência de espiritualidade comprometida com o cuidado da criação. Por isso, haverá também distribuição de mudas pelo Grupo da Melhor Idade.

Inspiração histórica

Inspirado na tradição que começou em Portugal no século XIV, trazida ao Brasil no período colonial, o Desfile do Divino Espírito Santo em Itu mantém viva uma das mais belas expressões da religiosidade popular. O cortejo é marcado por elementos históricos e simbólicos como o andor com a imagem da pomba – representação do Espírito Santo –, levado por soldados do Exército, crianças representando os sete dons do Espírito Santo, cavaleiros, charretes e carros de boi. Os participantes desfilam em trajes que recriam a corte imperial da Imperatriz Isabel de Aragão, reverenciando a origem da festa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *