Frente fria chega na sexta; até lá deve haver recorde de calor
Temperatura máxima foi de 32°C, mas sensação térmica é ainda maior
A terça-feira, 8 de março, foi o décimo sétimo dia consecutivo com temperatura máxima igual ou acima de 30°C em São Paulo. A sequência das medidas feitas na estação meteorológica automática do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, é considerada desde o dia 20/2/2022. A média da temperatura máxima foi de 32°C. A sensação térmica é ainda maior.
Possibilidade de recorde de calor
A previsão é que a temperatura máxima se mantenha acima dos 30°C até a sexta-feira, 11 de março. Se isto de fato ocorrer, São Paulo completará 20 dias consecutivos com temperatura máxima igual ou acima dos 30°C.
Que calor é esse?
O calor acima do normal é explicado pela ausência prolongada de frentes frias com força para trazer o ar frio de origem polar até São Paulo. Frentes frias têm passado pelo Sul do Brasil, mas as massas frias estão sendo fracas e empurradas para alto-mar sem conseguir chegar ao Sudeste o Brasil
Frente fria à vista
A sequência de dias quentes deve ser interrompida por uma frente fria prevista para chegar ao litoral paulista no dia 11 de março. O efeito da frente fria só será sentido no próximo fim de semana, quando o ar frio de origem polar conseguir se misturar ao ar quente que está sobre a cidade fazendo a temperatura baixar dos 30°C.
(Informações: Climatempo Foto: Rosana Bueno/Jornal de Itu)