Gestora da Santa Casa anuncia aviso prévio para os funcionários
Trabalhadores temem que seus direitos sejam, novamente, desrespeitados
Na tarde desta quinta-feira, 9, a atual gestora da Santa Casa de Itu, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo, anunciou que o seu contrato com a Prefeitura de Itu se encerra no dia 4 de Outubro e devido a isso todos os colaboradores estão de aviso prévio a partir do dia 13 de setembro.
“Informamos ainda que caso ocorra prorrogação no contrato de gestão, estaremos suspendendo os avisos prévios, caso haja interesse por ambas as partes”, diz o comunicado.
No início deste mês, os funcionários tiveram um atraso em seu vale-transporte por alguns dias e já ficaram temerosos. Muitos deles estão até hoje sem receberem os salários do INCS, quando a empresa deixou a gestão do local em abril deste ano. O receio é de que, novamente, seus direitos trabalhistas sejam burlados.
A atual gestora garante que isso não acontecerá: “orientamos aos supervisores, que tranquilizem e informem aos colaboradores que todos os direitos serão resguardados e respeitados, conforme informado pela Diretoria do Hospital São Bernardo do Campo.”
Mesmo assim, muitos estão apreensivos. Segundo algumas fontes do Jornal de Itu, há orientação interna para que eles não comentem nada sobre o hospital em suas redes sociais. “Sofremos uma pressão e sabemos que isso vem da Prefeitura”.
O sindicato da categoria diz desconhecer qualquer assédio neste sentido e que acompanhará os desdobramentos, que envolve cerca de 400 pessoas que trabalham no local.
A Prefeitura nunca divulgou qual foi a empresa que ganhou a licitação para administrar o hospital e se o processo já foi encerrado. Uma fonte informou ao Jornal de Itu que “ a empresa que ganhou não apareceu”.