Itu teve 36% menos roubos em 2025

Itu teve queda de 36% nos casos de roubo neste ano, entre janeiro e abril, informam dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), divulgados nos últimos dias. Nos primeiros quatro meses deste ano, com base nos boletins de ocorrências registrados, Itu teve 46 casos de roubos, 27 a menos do que no mesmo período do ano passado.

Aumentaram também os casos envolvendo porte de entorpecentes (+105%), o número de prisões efetuadas (+36%), número de presos por mandado (+35%), total de prisões (+36%), os casos de tráficos de drogas (+67%) e total de inquéritos instaurados pela Polícia Civil, as investigações, em 5,8%.

Por outro lado, os dados apontam para a queda no número de veículos recuperados, uma diminuição de 23%. Aumentaram os casos de furtos de veículos (+24%), lesões por acidente de trânsito (+78%), e houve aumento de 4,4% no total de furtos, com 16 casos a mais do que os quatro primeiros meses do ano passado.

Mês de abril
Apenas no mês de abril, Itu teve queda no total de furtos (-19%), além de diminuição de índices como lesão corporal culposa (-42%) e presos em flagrante (-32%). Houve aumento no total de inquéritos instaurados (+57%), total de prisões (+9,8%) e prisões por mandado (+5,7%). Houve três registros a menos de estupros, cinco casos a menos de roubos, incluindo os de carga e menos tentativas de homicídio.

Interior

O interior de São Paulo registrou, em abril deste ano, o menor número de homicídios da série histórica, resultando na redução das mortes intencionais. Além disso, ainda em abril, os crimes patrimoniais no interior, incluindo roubos, roubos de veículos e furtos em geral, registraram o menor patamar em 25 anos. No período, foram registrados 106 homicídios dolosos — quando há intenção de matar — nas cidades do interior paulista, 14 a menos do que no mesmo período de 2024, quando houve 120 ocorrências. A queda representa uma redução de 11,6% no índice criminal. Essa é a menor marca para o mês desde o início da série histórica, em 2001. O número reflete as ações policiais integradas pelas Polícias Militar e Civil em todo o estado para combater esse tipo de crime, incluindo investigações, cumprimentos de mandados e trabalhos de inteligência.

Estado

O estado de São Paulo registrou uma queda histórica no número de homicídios e latrocínios. Os dados da Secretaria da Segurança Pública indicam que, entre janeiro e abril deste ano, os crimes contra a vida atingiram o menor patamar desde 2001. Os latrocínios tiveram 15% de queda no período. A quantidade passou de 60, no ano passado, para 51 crimes neste ano. A maior queda foi registrada no interior paulista, com 21 casos. Somente em abril, aconteceram 13 roubos seguidos de morte em todo o estado, um a menos na comparação com 2024.

Os homicídios dolosos — quando há intenção de matar — seguem uma tendência de queda no estado. De janeiro a abril, aconteceram 839 mortes intencionais. Essa foi a menor quantidade para o período desde 2001, quando começou a série histórica. Apenas em abril, houve 197 crimes. A redução no interior do estado chegou a 12,3% no quadrimestre. No ano passado, aconteceram 552 homicídios. De janeiro a abril deste ano, a Polícia Civil registrou 484 mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *