Ituano estreia no Brasileirão daqui a pouco

Com seis reforços e algumas perdas do elenco que terminou em 8º no Campeonato Paulista, o Ituano está pronto para estrear na Série D neste sábado. “A equipe está pronta. Fizemos algumas mudanças. Os atletas novos estão conhecendo os que já estavam aqui. Confiamos numa base sólida que temos. Ficaram atletas importantes como Correa, Paulinho Dias, Pegorari, Serrato e vários outros atletas, além de Bassani e Gui Mendes que tem aproveitado as oportunidades. Juntando com os novos com um bom perfil e que chegaram agora como Leo Riga e Marquinho e outros que chegaram com mais tempo como Adilson, Gualberto, Luizinho e Maycon. Que se dê a liga necessária para conseguirmos as vitórias e assim alcançamos o primeiro objetivo que é passar de fase” explicou o técnico Vinicius Bergantin que completa em junho dois anos no comando do time.

Ele trabalhou em duas Séries D como auxiliar, em 2016 e 2017. E conhece as dificuldades da competição. “O Campeonato Paulista é um tipo de competição. A Série D é outro campeonato. A principal diferença são as viagens. O importante é o jogador ter noção de onde está e do que está acontecendo. Ele tem que ter consciência do que está vivendo na carreira dele e a oportunidade de fazer história aqui no Ituano. Temos uma comissão experiente e que já viveu a Série D. Os jogadores precisam entender a importância desta competição para o clube. Quando terminou o Paulista, passei para o elenco a postura que deveremos ter. Pela visibilidade e orçamento, claro que o Campeonato Paulista é o mais importante. Mas se queremos colocar o Ituano num outro patamar com a estrutura que tem, a competição mais importante é a Série D. Este é o perfil do time que montamos para disputar este campeonato”. No atual elenco, 7 atletas já disputaram a Série D pelo Ituano. Claudinho, Marcelinho, Bassani, Peri, Fellipe, Mateus e o goleiro Júnior.

O Ituano está no grupo 13 e diferente das últimas três participações, não vai enfrentar os clubes da região sul. Desta vez vai jogar na própria região sudeste. “Num campeonato curto como é a Série D com 6 jogos, sendo três em casa, temos que criar o ambiente favorável para buscarmos as vitórias. Respeitamos demais as equipes que vão vir aqui. É um grupo difícil. O URT de Minas Gerais tem um bom elenco. O Brasiliense tem uma história vencedora no futebol, além do próprio Serra do Espírito Santos que tem um bom time. Sabemos da importância dos jogos em casa e por isso queremos trazer o nosso torcedor para criarmos um ambiente favorável para o Ituano e assim conseguirmos nossas vitórias no Novelli” afirmou Vinicius Bergantin que conhece os adversários.

“A gente busca informações através dos meios de comunicação e de outras formas. Sempre é bom estar informado sobre o seu adversário. A questão é que os clubes paulistas têm mais visibilidade por causa do campeonato Estadual. O Ituano junto com a Ferroviária e Novorizontino que também vão disputar a Série D são mais conhecidas e bem estruturadas. Temos que tirar fora este falso favoritismo e respeitar nossos adversários. Sabemos que é um campeonato muito difícil. Vamos ter que suar bastante para vencer os jogos. Não podemos nos achar superior que os outros times. Temos que usar nosso estádio, nossa torcida e nosso bom gramado para vencer os jogos em casa. Nos jogos fora temos que analisar as características e nos adaptar ao local do jogo. Se não for pela técnica, terá que ser pela garra, jogando com espírito de Série D. Não se ganha só jogando bonito. Essa é a ideia. Não se ganha só na técnica, tem que ter um algo mais. Este é o espírito da competição” finalizou Vinicius Bergantin,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *