Kobra inaugura ateliê no Fama Museu

O artista plástico Eduardo Kobra inaugurou no sábado, 01 de abril, no Fama Museu seu novo ateliê. Ele, que é conhecido mundialmente e atualmente mora na cidade, expôs ao público sua obra recentemente feita a pedido do “Fantástico”, para homenagear Glória Maria. Executada em um fim de semana dentro do Fama Museu, foram 100 latas de spray, que deram vida à obra de 4 metros de altura e 3m de largura, que poderá ser vista por todo público que visitar museu.

Foram 15 horas de trabalho no mural em tecido, um tempo recorde do artista, onde a jornalista e apresentadora aparece toda colorida, cercada de borboletas e segurando o planeta Terra. Gloria Maria morreu no dia 2 de fevereiro.

– Ela tinha o planeta nas mãos e se conectou com o mundo como poucas pessoas e trouxe isso para nós – disse Kobra, que foi entrevistado por Gloria Maria, um rosto que o Brasil se acostumou a ver na TV nos últimos 50 anos.

Democracia

Aos 48 anos, Eduardo Kobra tem três mil murais em cerca de 35 países, incluindo diversas cidades estados e estados brasileiros – como “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, “Oscar Niemeyer”, em São Paulo; “The Times They Are A-Changin” (sobre Bob Dylan), em Minneapolis; “Let me be Myself” (sobre Anne Frank), em Amsterdã; “A Bailarina” (Maya Plisetskaia), em Moscou; “Fight For Street Art” Basquiat e Andy Warhol), em Nova York; e “David”, nas montanhas de Carrara.

Em todos os trabalhos, o artista busca democratizar a arte e transformar as ruas, avenidas, estradas e até montanhas em galerias e museus a céu aberto.

Maior do Mundo

Dois desses murais entraram no Guinness World Record, como o “maior mural do mundo”. Primeiro “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio, com cerca de três mil metros quadrados e, depois, o “Mural do Chocolate”, localizado na rodovia Castello Branco, em Itapevi, em São Paulo, com 5.742 metros quadrados. Em 2018, pintou 20 murais nos EUA, 18 deles em Nova York.

(Informações: Fama Museu/ Foto: Prefeitura do Rio )

One thought on “Kobra inaugura ateliê no Fama Museu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: