Mostra “Ascensão” reverencia a ancestralidade de família negra
O artista visual Alexandre Ignacio Alves apresenta a mostra solo “Ascensão”, a partir do dia 02 de setembro de 2023 (sábado), a partir das 12h, no FAMA Museu, em Itu, interior de São Paulo. Com texto crítico de Tiago Gualberto, a exposição revela 10 (dez) pinturas de grande formato com personagens da sua família.
Anteriormente, ela foi apresentada no MIS-Campinas e na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em 2022, em São Paulo.
Mesmo o título da mostra tendo referência religiosa – momento em que Jesus Cristo foi elevado as alturas diante de seus discípulos – o artista promove reencontros, não apenas com seus familiares retratados, mas sobretudo com a capacidade de atenção do olhar, driblando a profusão de imagens do mundo contemporâneo e do estereótipo e preconceito que ainda rondam a vida das pessoas negras no Brasil.
O projeto foi contemplado pelo PROAC 10/2022 – Artes Visuais / Circulação de Exposição e tem apoio institucional do FAMA Museu, produção da CAIS, apoio da cachaça Tie e realização do Governo do Estado de São Paulo.
Sobre a artista
Alexandre Ignácio Alves nasceu em 1968, em São Paulo, onde vive e trabalha. Estudou educação artística na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, em 1998. Participou de três mostras coletivas que obtiveram destaque em 2022: 40ª edição Arte Pará – Casa das onze janelas – Belém, que ficou entre as três melhores exposições do ano pela votação popular a revista SeleCT; Coleção MAR Mais Enciclopédia Negra – Museu de arte do Rio – Rio de Janeiro, que obteve enorme visitação de público e cobertura da imprensa local carioca e a “+100 = 22 /Quantos patos na
lagoa? ” – Galeria Virgílio / SP e Galeria Conviv’Art | UFRN, que
comemorou o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
SERVIÇO
mostra solo “Ascensão” de Alexandre Ignacio Alves
abertura: 02 de setembro de 2023 (sábado), a partir das 12h
visita: 02-30/09/2023 (quarta a domingo, 11h às 17h)
local: FAMA Museu
Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09
site: http://www.famamuseu.org.br
valor: gratuito
faixa etária: livre
créditos foto: – Cris Ameln