Museu da Energia de Itu e São Paulo fecham as portas

O Museu da Energia de Itu fechou as portas na manhã desta sexta-feira (07). O mesmo aconteceu com o Museu da Energia de São Paulo.

Segundo informações de fontes do Jornal de Itu, todos os funcionários foram demitidos. Apesar disso, a  Fundação Energia e Saneamento (FES), mantenedora dos locais, afirma que isso faz parte apenas de um reposicionamento e os locais “passarão por um período de reestruturação e estarão temporariamente fechadas ao público nas próximas semanas.”

O Museu da Energia de Itu passará por um processo de restauração das fachadas e de conservação preventiva e corretiva de suas áreas internas, mediante verba do ProAC, ainda a ser liberada.

 Segundo a assessoria da Fundação, o  Museu da Energia de São Paulo retomará as atividades até o final de abril, com novos horários e também receberá intervenções de conservação das fachadas nos próximos meses.

 O Museu de Itu não tem data prevista para reabertura.

O Museu da Energia Usina Parque de Salesópolis é a única unidade a ser mantida com atendimento ao público pela Fundação.

Eixo histórico

O Museu da Energia de Itu está instalado em um sobrado construído em 1847 e situado em pleno centro histórico da cidade. Nas suas salas, era possível conhecer como o cotidiano das pessoas mudou com a chegada da energia das antigas lamparinas que queimavam óleo até os eletrodomésticos lançados em meados do século XX, abrangendo mais de cem anos de história.

5 thoughts on “Museu da Energia de Itu e São Paulo fecham as portas

  • Já conheço o.museu..espero que reabra..é muito importante

    Resposta
  • Que triste! Um local histórico e importante para Itu e para o Estado de São Paulo …uma equipe batalhadora, cuidando deste lindo patrimônio!!! Obrigado pelos serviços prestados à comunidade ituana por todos estes anos. Espero que voltem melhores ainda!

    Resposta
  • Uma sociedade que não cultua seu passado ou tem sombrias passagens históricas e quer apagar isto ou é burra mesmo.

    Resposta
  • Levei meus alunos para conhecer o museu da energia de São Paulo, há alguns anos. É muito bacana e educativo. Vale a pena conferir!
    O que não entendo, é o porquê da mantenedora demitir todos os funcionários, se reabrirá as portas no final de abril. Meio ilógico, né?! Ou eles têm bolinha de cristal para adivinhar que as obras irão atrasar, à perder de vista, por alguns anos? Sei não. Estranho!

    Resposta
  • É uma pena ver os museus fechados e tantas pessoas sendo afetadas por essa mudança. Muitas vezes, as decisões corporativas são movidas por questões financeiras e estratégicas, e, infelizmente o que muitos precisam entender é que, às vezes, as empresas veem as pessoas como números. O museu é lindo e espero sinceramente que ele seja reaberto em breve.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *