Museu FAMA recebe exposição de arte têxtil de Lorena Bruno
O Museu FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro, em Itu, está com a exposição “Nada em Mim é Superfície”, da artista visual mineira Lorena Bruno. Com curadoria de Sandro Ka, a mostra reúne um conjunto de obras recentes e inéditas que exploram novas possibilidades da tapeçaria contemporânea, linguagem central da produção da artista.
A exposição propõe um diálogo direto com a história do próprio Museu FAMA, instalado na antiga Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, importante indústria têxtil nacional. Nesse contexto, a artista ressignifica o fazer manual e o transforma em experimentação poética, expandindo a tapeçaria para além da bidimensionalidade.
Em sua primeira exposição individual institucional, Lorena apresenta trabalhos que transitam entre o figurativo e o abstrato, com formas orgânicas e elementos recorrentes em sua pesquisa, como o grande coração vermelho, símbolo marcante de sua obra. As peças se desdobram em quadros, estruturas tridimensionais e instalações, ampliando a relação entre matéria, espaço e corpo.
Segundo o curador Sandro Ka, “na urdidura das peças há rigor, mas não uma fórmula fechada. Muito menos convenções. O fazer da artista converte o gesto repetido do artesanato em desvio, quando dá protagonismo à intuição. Tendo o fio de lã orgânica como elemento central, não há limites para a incorporação de novas técnicas, cores e tratamentos na manipulação da matéria.”
A exposição “Nada em Mim é Superfície” pode ser visitada até 25 de janeiro de 2026, de quarta a domingo, das 11h às 17h, com entrada gratuita às quartas-feiras.
Sobre:
Museu FAMA é um dos maiores museus de arte da América Latina, aberto ao público desde 2018. Ocupa uma área dentro do Centro Cultural Fábrica São Pedro, localizado no centro histórico da cidade de Itu, no interior de São Paulo, onde por muitos anos funcionou a Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, indústria têxtil de grande relevância econômica nacional. Hoje, o Museu FAMA preserva o patrimônio artístico brasileiro, oferece grandes exposições e atividades de mediação educativa e cultural.
Lorena Bruno é artista têxtil, com formação em Design de Interiores e Mobiliário. Desde 2022, desenvolve obras e projetos ligados à arte têxtil, combinando técnicas como tufting, bordado, ponto russo, tear e embalagem de fios. Sua pesquisa explora a relação entre corpo, natureza e ancestralidade, articulando questões sobre tempo, memória e permanência. Participou de mostras como a CasaCor e de feiras nacionais e internacionais, como a World Art Dubai (Dubai).
Sandro Ka é artista visual, pesquisador e professor de Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, doutor e mestre em Artes Visuais pela UFRGS. Atua como curador de exposições individuais e coletivas em instituições do Brasil e do exterior.
Serviço:
Exposição: Nada em Mim é Superfície – Lorena Bruno
Abertura: 25 de outubro de 2025 | 11h
Período de visitação: 25 de outubro de 2025 a 25 de janeiro de 2026
Horário: Quarta a domingo, das 11h às 17h (entrada gratuita às quartas)
Local: Museu FAMA – R. Padre Bartolomeu Tadei, 9 – Centro, Itu/SP
