Operação “Virtude” resgata idosos e fecha clínica clandestina em Itu

Uma operação conjunta resultou no resgate de cinco idosos em situação de vulnerabilidade e na interdição de uma clínica clandestina no município de Itu. A ação, denominada Operação Integrada “Virtude”, teve como objetivo combater práticas de negligência, maus-tratos e irregularidades em locais voltados ao atendimento de pessoas idosas.

De acordo com informações do Jornal Periscópio, a iniciativa envolveu a Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Fiscais de Posturas e Vigilância Sanitária, que percorreram diferentes regiões da cidade para vistoriar clínicas e residenciais. Além de verificar as condições de funcionamento, as equipes apuraram denúncias e reforçaram a fiscalização de estabelecimentos suspeitos.

Durante as inspeções, na quarta-feira (22), três clínicas foram notificadas por estarem com o Certificado de Licenciamento Integrado vencido ou inexistente. Já em uma chácara localizada na Estrada do Taquaral, que funcionava de forma clandestina, as equipes constataram graves irregularidades. O local foi interditado, medicamentos foram apreendidos e cinco idosos foram encaminhados à Delegacia, onde receberam acolhimento e atendimento social.

Dois proprietários foram identificados e levados para prestar esclarecimentos. Conforme o relatório da operação, todos os envolvidos foram ouvidos, e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) foi acionado para acompanhar as vítimas e garantir o suporte necessário.

Para as autoridades, a Operação “Virtude” reforça a importância da integração entre os órgãos de segurança e fiscalização na proteção à pessoa idosa.

“A ação demonstra o compromisso do poder público com a dignidade, a saúde e o bem-estar dos idosos, além de evidenciar a necessidade de uma fiscalização contínua e da conscientização da sociedade”, destaca o relatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *