Posse em Itu é marcada por desabafos e pedidos de renovação
Com o auditório da Prefeitura de Itu lotado, os eleitos para a legislatura 2025-28 tomaram posse na manhã desta quarta-feira (1), assim como secretários municipais.
A cerimônia foi marcada por uma grande presença de público, inclusive com uma tenda sendo colocada do lado de fora, para as pessoas acompanharem o evento pelo telão.
Mesmo com o calor e o atraso no início do evento, muitas pessoas permaneciam no local externo no momento do discurso do prefeito eleito, por volta das 13h.
Servidores, vereadores veteranos e até o ex-vice-prefeito destacaram o fim de um tempo de perseguições e na esperança de um novo tempo para a cidade.
Perseguições
Muitos funcionários públicos também estavam lá. “Quando deu meia-noite, me veio um alívio: Guilherme Gazzola não é mais prefeito, ufa!”, disse um servidor ao Jornal de Itu.
O fim das perseguições e pedidos de renovação marcaram o tom de quase todos os discursos. Enquanto os novos vereadores agradeceram aos familiares e suas comunidades que os elegeram, os veteranos falaram sobre um novo tempo. “Um futuro mais leve”, disse o reeleito Luisinho da Silveira. “Um novo tempo”, destacou José Galvão. “Chega de perseguição e injustiças”, disse Patrícia da Aspa.
Moacir Cova e Eduardo Ortiz lembraram que foram perseguidos quando tentaram fiscalizar prédios públicos. “Sabemos que Herculano não fará disso.” A vice-prefeita Juliana Passos Pessanha lembrou dos ataques a sua mãe, Rita Passos.
Vinte anos
O prefeito Herculano Passos destacou que o prédio em que estava foi construído em sua gestão anterior e sobre dívidas deixadas pela gestão anterior. Segundo ele, seriam R$ 50 milhões apenas de valor não repassado ao Ituprev.
“Esta será uma herança maldita, o primeiro ano vai ser muito difícil, mas vamos atender a todos, meu gabinete estará de portas abertas para quem votou ou não votou em mim…”
Ele assume a prefeitura pela terceira vez, sendo que a primeira vez foi em 2005, há vinte anos.
Chaves
Como o ex-prefeito Guilherme Gazzola não compareceu para entregar as chaves da cidade, quem fez a entrega foi o ex-vice-prefeito Luciano Ribeiro. Apesar do cargo, ele não chegou a assumir nenhuma vez como prefeito, mesmo durante as viagens do Chefe do Executivo.
Em seu discurso, disse que era difícil estar ali, naquele momento, mas estava para honrar a cidade, e que até ele mesmo foi perseguido e vítima de deslealdade, sem citar diretamente a antiga gestão.
A primeira-dama e presidente do Funssol, Rita Passos, disse que “a alegria voltou aos corações ituanos. Como sonhamos com isso!”
A cerimônia de posse dos secretários contou ainda com o pastor Rafael Durso, da Igreja DNA, e do padre Robson, da Igreja São Cristóvão.
“O choro dura uma noite inteira, mas a alegria vem ao amanhecer. Esse amanhecer chegou…” destacou Durso.
Foto: Wallace Albuquerque/Jornal de Itu
Com certeza o Prefeito Herculano terá um grande desafio pela frente, começando pelos buracos espalhados por todas as ruas, e redes de esgoto entupidos transbordando pelas ruas. É também urgente reparar as atrocidades que o ex fez aos funcionários públicos, que sofreram danos irreparáveis.
Finalmente, votos de boa gestão ao Prefeito.