Reforma na antiga Escola Convenção deverá custar R$ 1 milhão
A Prefeitura de Itu anunciou, nesta semana, que o antigo prédio da Escola Convenção está sendo reformado pela com recursos próprios e irá abrigar, já em 2020, uma escola em tempo integral.
Questionamos a Assessoria quanto deverá custar a reforma e de onde virão os recursos. “O custo estimado é de R$ 1 milhão aproximadamente. Será aberto processo licitatório para início efetivo das obras. No momento, o prédio está sendo preparado para os reparos necessários por trabalhadores das equipes de manutenção da própria Prefeitura de Itu.”
O prefeito Guilherme Gazzola anunciou o fim das obras, que nem começaram, para dezembro. Não nos foi informado de onde virão os recursos.
Segundo a Assessoria, o local terá 280 novas vagas escolares, com 40 profissionais na área pedagógica e administrativa e não haverá necessidade de concurso público para suprir esta demanda.
A expectativa é que o local abrigue a segunda unidade da Rede Saber com alunos de 1º ao 5º ano do Fundamental, distribuídos em oito salas e assistidos por uma estrutura de ponta no que se refere à área educacional, contando com laboratórios de Informática, Ciência e Matemática, biblioteca, videoteca, brinquedoteca e ateliê de múltiplas linguagens.
Condephaat
O prédio está fechado desde 2011, já que pela sua degradação passou a oferecer riscos para os alunos da então Escola Convenção. Ele pertencia ao Estado e passou a ser responsabilidade da Prefeitura com a municipalização do ensino.
Sua reforma já foi anunciada por diversas vezes, por gestões anteriores e por esta. Em 2012, foi anunciado que seriam necessários dois milhões de reais e um período dois anos para a recuperação do prédio.
Além disso, por ser um prédio quase centenário, o restauro só poderá acontecer com o aval do órgão responsável e fiscalizador, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
(Foto: Juca Ferreira/Prefeitura de Itu)