Temperatura média atinge recorde e nova onda de calor chega a São Paulo

Nos últimos meses, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) constatou que as temperaturas ficaram acima da média histórica nos meses de julho a outubro, como mostra a tabela abaixo:


Dentre os quatro meses consecutivos mais quentes deste ano, setembro apresentou o maior desvio (diferença entre o valor registrado e a média histórica) desde 1961, com 1,6ºC acima da climatologia de 1991/2020 (média histórica). 

Em 2023, os meses citados foram marcados por calor extremo em grande parte do País e eventos de onda de calor, reflexo dos impactos do fenômeno El Niño (aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Equatorial), que tende a favorecer o aumento da temperatura em várias regiões do planeta. 

Desta forma, o cenário indica que o ano de 2023 será o mais quente desde a década 60.

Onda de Calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta, nesta quarta-feira (8), para a atuação de uma onda de calor no decorrer dos próximos dias. De acordo com o Instituto, a principal atuação do fenômeno se dará pelo interior do Brasil.

Em Itu, o final de semana deverá chegar a 38 graus e o clima deve continuar quente até o feriado do dia 20 de novembro.

One thought on “Temperatura média atinge recorde e nova onda de calor chega a São Paulo

  • Misericórdia senhor de todos nós. Olha por estas pessoas que estão em hospitais principalmente pelos idosos e crianças com problemas respiratório. DEUS acima de tudo !!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *