UNEI promove Missa Afro nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira, 20, a UNEI (União Negra Ituana) promove, junto com a comunidade católica a Missa Afro, a partir das 19h, na Rua Santa Cruz, 600, Centro. Os interessados em participar do cortejo da cerimônia devem comparecer ao local trinta minutos antes e ir vestido com bata, vestido, turbante, alaka, ou aquilo que melhor lhe representar a ascendência africana.
Em anos anteriores, a UNEI emprestava tecidos para os interessados, mas isto não acontece mais. É possível também colaborar com doações de cuscuz prontos, ramos de cana de açúcar, galho de algodão, mandiocas inteiras e bolos de fubá.
A missa chega nesse ano na sua 27º edição. Em suas letras, traz a influência dos dialetos nagô e tupi-guarani, se fundindo com a linguagem religiosa do cristianismo. O cenário que compõem o culto é constituído pela natureza das plantas e flores, alimentos, trazendo muita cor e dança para festejar também a memória de Zumbi dos Palmares, o ultimo lider do Quilombo Palmares.
A primeira missa foi realizada pelo Padre Enis, em 1993, e aconteceu pela iniciativa de alguns fundadores da UNEI que sentiram a necessidade de reafirmar suas raízes e celebrar sua existência ante tantas dificuldades. Ela é realizada na Igreja São Benedito, que foi fundada pela irmandade de São Benedito, era um dos locais onde os negros podiam celebrar suas manifestações religiosas com liberdade.
Para mais informações, entrem em contato pelo WhatsApp (11) 95783-1958 com Michelle Duarte.