Vereador fiscaliza escola e vice-diretora chama a Guarda
“Confesso que raramente sou bem recebido nas fiscalizações”, disse Ortiz
O vereador Eduardo Ortiz (MDB) relatou na sessão de Câmara de sexta-feira (4) a fiscalização que fez na Rede Saber. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ele mostrou a dificuldade para entrar na unidade da rua Sorocaba. Guardas civis foram chamados para acompanhar e até o secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi Junior, foi até a unidade.
“Confesso que raramente sou bem recebido nas fiscalizações”, disse Ortiz, “Itu não é uma cidade acostumada com fiscalização. A maioria dos funcionários públicos se assustam com a minha presença. Foi uma das fiscalizações mais turbulentas que eu já fiz desde o meu primeiro mandato. A vice-diretora chamou a Guarda Municipal e eles disseram que eu tinha que ter oficiado a escola. Eu liguei para o Plínio na frente deles e eles não sabiam quem era o Plínio”, relata.
A vice-presidente da Câmara, Célia Rocha (PL), defendeu. “Trabalho na educação há 45 anos e posso dizer que, se é uma coisa que desestabiliza a dinâmica escolar, cria uma situação muito difícil para o gestor do que foi planejado. É uma pessoa estranha, assusta as crianças. Se vocês forem na escola, não vão pegar nada de errado. O arroz não estava muito bom? A banana estava verde? Isso acontece. Vocês estão desqualificando isso”, disse.
Ortiz rebateu. “Apareceu um monte de gente da Prefeitura. Não houve tumulto nenhum, pelo contrário, as crianças vinham me abraçar. O que assustou foram os guardas de braços cruzados do meu lado. O secretário me conhece e sabe como eu trabalho. Eu mostro o que eu encontro. Se eu encontro coisa boa, mostro. Se encontro coisa certa, mostro também. Aqui não tem quanto pior, melhor.”
Alguns dos problemas já estão sendo resolvidos, segundo o vereador. “O Plínio me explicou que o chocolate é chocolate em pó, sem açúcar, portanto, mais saudável. O lanche é proibido [dos alunos levarem] por causa da diferença social. A Prefeitura já tinha tomado providências, o próprio secretário falou que já haviam solucionado alguns problemas, seja por constrangimento ou por qualquer outro motivo. O principal problema, ao meu ver, é a baixa remuneração dos profissionais da educação”, encerrou.
Foto: reprodução/TV Câmara
Pingback: Vereador fiscaliza escola e vice-diretora chama a Guarda » Agenda Itu