Vereadores aprovam reajuste de 1,56% para os servidores públicos
Durante a 13ª Sessão Ordinária da Câmara de Itu, nesta quarta-feira, 2, os vereadores aprovaram por unanimidade o reajuste anual nos salários dos servidores públicos municipais de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, em 1,56%.
No projeto de Lei, a Prefeitura afirmou “impossibilidade em conceder reajuste acima do índice inflacionário em decorrência dos diversos compromissos herdados pela atual Administração, entre eles um débito de 17 milhões de reais da Ituprev, além de uma dívida de quase 74 milhões para o INSS.”
Também foi atualizado o vale-alimentação, só que por outro medidor, o IPCA – índice de preços Consumidor Amplo, acumulado nos últimos doze meses, que resultou em um reajuste de 2,68% , ficando no valor de R$ 277, 24.
Outros projetos
Através do decreto legislativo 11, foi aprovado a concessão do Diploma e Medalha Madre Maria Teodora Voiron para a funcionária pública Zelma Clasen de Oliveira. Muitos vereadores ressaltaram o excelente trabalho da homenageada na Secretária de Turismo.
O projeto do Vereador Rodrigo Macruz sobre a criação da “Semana de Ensino de Noções Básicas sobre a Lei Maria da Penha” estava na pauta do dia, mas foi retirada pelo próprio autor para “devidas alterações”.
Em segunda discussão, foram aprovados os projetos que recebe a doação de parte de terreno pertencente a MRV Incorporações. Isto permitirá que o alargamento da rua de acesso ao empreendimento Ilha di Páscoa.
De autoria do vereador Giva, foi aprovado que o Ginásio Municipal de Esportes do Bom Viver seja denominado Ditinho Xavier, falecido em novembro do ano passado, figura conhecida principalmente no meio esportivo por ter jogado em diversas equipes ituanas, na posição de ponta-esquerda.
Em primeira discussão, foi aprovado o projeto que cria a Medalha e Diploma Mulher Ituana, de iniciativa do vereador Rodrigo Macruz.
Palavra Livre
A Tribuna em Palavra Livre foi usada pelo Secretário de planejamento Plinio Bernardi, que ressaltou o Plano de Cidades Inteligentes. Ele ressaltou que este é um projeto participativo, e que já se reuniu com diversas entidades e associações de bairro. Ele ressaltou ainda um projeto piloto de iluminação inteligente que deverá ser instalado no Centro Histórico, e incluirá internet gratuita para a população nas praças da cidade.
“Uma cidade inteligente é aquela que melhora a vida do cidadão sem ele perceber. Por exemplo, antes, para se abrir uma empresa em Itu demorava 120 dias, atualmente são apenas dois”, ressaltou.
O secretário afirmou que em todas as secretarias foram implantadas uma cultura de planejamento para adequar os projetos ao orçamento disponível, e que novas mudanças deverão acontecer em prevê, inclusive no Plano Diretor da cidade. Além disso, leis de incentivo deverão ser criadas especialmente para o pequeno empresário que esteja atuando aqui ou que queira vir a se instalar.
Homenagem
A Sessão contou com uma homenagem especial ao supervisor operacional da Guarda Civil Municipal, Rovaldo Martins Leite. Há 30 anos como GCM, ele ressaltou a importância da lei de 2014 que criou o Estatuto Geral das Guardas Municipais. O profissional recebeu os parabéns de todos os presentes, e Giva aproveitou para destacar que a GCM é “Polícia Municipal.” Na imagem, o homenageado e sua família com o presidente da Câmara, Mané da Saúde, o vereador Dito Roque e sua esposa, o vice-prefeito, Dr. Caio Gaiane, representando o prefeito Guilherme Gazzola, o secretários de de Segurança, Trânsito e Transportes Luís Inácio Carneiro, e o Capitão Zanata, representando o 50º BPM.
Vergonha isso, 1,56 vergonha