CIS diz que Mombaça foi novamente contaminado

A CIS (Companhia Ituana de Saneamento) informou neste sábado, 3, através de sua rede social, que “cerca de 20 dias após a primeira contaminação, mais uma vez agentes químicos externos poluem a água da captação do Mombaça. Na ocorrência anterior as amostras detectaram a presença de óleos e graxas. Nossa equipe já está no local fazendo novas análises e a Cetesb já foi acionada. Até o momento o abastecimento não foi comprometido, qualquer alteração será comunicado pelos canais oficiais da CIS e da Prefeitura de Itu.”

A primeira notícia sobre contaminação ((https://jornaldeitu.com.br/2019/07/12/mombaca-foi-local-contaminado-informa-cis/) foi divulgada pela CIS no dia 11 de julho. Na época, também foi divulgado que em 15 dias o laudo sobre os agentes que haviam contaminado a água seria divulgado.

Nesta semana, procuramos a Assessoria de Imprensa da CIS para questionar o laudo havia ficado pronto e se algo seria divulgado para a imprensa. Recebemos, como resposta, apenas que “não havia nenhuma informação nova para a imprensa”.

Se a empresa já tinha o laudo pronto, qual o motivo de não divulgá-lo amplamente para toda a imprensa, informando corretamente a população?

Na época da divulgação da contaminação chamada pela CIS de “criminosa”, buscamos informações também junto à CETESB, que acompanhou a vistoria no local e afirmou não ter encontrado nenhum indicio, tendo sido algo “pontual”. https://jornaldeitu.com.br/2019/07/15/cetesb-diz-que-nao-encontrou-nenhum-indicio-de-contaminacao-no-mombaca/

 

Contaminação e agrotóxicos

Falta transparência por parte da CIS também quando se trata sobre os agrotóxicos na água em Itu. Através de um levantamento feito pela Agência Pública, o  Jornal de Itu publicou (https://jornaldeitu.com.br/2019/05/03/27-agrotoxicos-foram-encontrados-na-agua-que-abastece-itu/) que na água de Itu haviam sido encontrados 27 agrotóxicos.

Diante deste notícia, a vereadora Maria do Carmo Piunti convidou o superintendente do CIS, Vincent Menu, para comparecer à Câmara e esclarecer a população sobre o assunto. A pauta fez com que o líder do governo na Câmara, Ricardo Giordani, acusasse o Jornal de Itu de “tendencioso”. Enviamos para a Câmara um ofício com pedido de resposta (https://consulta.siscam.com.br/camaraitu/arquivo?Id=34388) que, através de manobra de alguns vereadores, não foi lido. Na sessão seguinte, Giordani fez questão de votar contra uma moção de congratulação ao nosso site.

Na sessão de Câmara marcada para Vincent Menu esclarecer a população sobre os agrotóxicos na água dos ituanos, a Câmara informou que o mesmo estaria doente. Entrou o recesso e nenhum esclarecimento foi dado.

Na terça-feira, as sessões de Câmara voltam e seria uma grande oportunidade se Vincent Menu estivesse na Palavra Livre para esclarecer todas essas situações.

(Rosana Bueno – Jornal de Itu)

Achou esta informação útil? Compartilhe clicando nas redes sociais abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto