Artistas empreendedores transformam Itu com espaços culturais independentes

Durante a pandemia da Covid-19, muitas pessoas saíram das grandes metrópoles e buscaram cidades interioranas, à procura de um cotidiano com melhor qualidade de vida. Muitos deles escolheram Itu, mas mais do que isso: artistas, eles resolveram empreender na cidade, abrindo espaços culturais independentes e tornando a cidade muito mais bonita.

Apenas no ano passado, foram inaugurados quatro novos ateliers, de dar inveja para qualquer Avenida Paulista: Matiz Ateliê Visual, Sarau Ateliê-Escola, Estúdio Extraordinário e Ateliê Guilherme Kramer. 

Antes disso, a cidade já tinha recebido de presente um casarão todo reformado que se tornou um pedacinho da Espanha no Eixo Histórico, o Art En Tablado, também sob o comando de uma ex-moradora de São Paulo que migrou para cá.

Soma-se a isso um antigo ponto de encontro de artistas, a Casa das Artes, famosa por seu trabalho de molduras, que, sob nova direção, transformou-se também em ateliê, escola e espaço terapêutico através, claro, das artes.  Alê Neves é a única que nasceu em Itu.

Contamos um pouquinho de cada um a partir daqui, como forma de homenagear nossa cidade e seus 414 anos.

Por todos os artistas que nasceram ou viveram aqui, por todos os empreendedores que abrem suas portas todos os dias, sejam artistas de fato ou só de direito, estes são os que fazem a cidade pulsar e, além das histórias do passado, fazem o presente da nossa Itu, rumo a um futuro em que cada vez as pessoas façam acontecer.

Espanha em Itu

O Espaço Art En Tablado foi o primeiro a abrir as portas pós pandemia na cidade. Em 14 de novembro de 2021 a atriz e bailarina Camilla Leite, que se mudou de São Paulo para Itu em 2020, resolveu reformar um casarão, na Rua Paula Souza, 655 (ao lado do Museu da Energia), na mesma calçada no Bar do Alemão.

Ali, realizou seu grande sonho de ter seu próprio espaço de artes, dedicado à cultura espanhol, tema pelo qual é apaixonada. “Estudo Flamenco desde adolescente, e também teatro. Almejava ter um espaço como esse em São Paulo, mas acho que tudo tem um motivo, e estou feliz de ter conseguido fazer isso aqui em Itu” , conta.

O local oferece aulas, shows temáticos e é um restaurante. Tomar um café no meio da tarde também é possível, vivendo a experiência de imersão em um espaço silencioso e cuidadosamente decorado para lembrar a Espanha. “Já estive lá diversas vezes, e realmente aqui é um pedacinho daquele país. Já recebi pessoas que moravam lá e ficaram emocionadas ao entrar aqui”, conta.

ESPAÇO ARTE EN TABLADO

AULAS DE FLAMENCO, RESTAURANTE, CAFÉ E SHOWS

R. PAULA SOUZA, 655 – CENTRO

LINKTR.EE/ARTEENTABLADO.ESPACO

Estúdio Extraordinário

O Estúdio Extraordinário abriu suas portas em março de 2023. Uma charmosa casa, ao lado da antiga Fábrica São Pedro se tornou um espaço independente de exposição e venda de artes, além de programações experimentais, abertas a diversas expressões e iniciativas.

A responsável pelo espaço é a artista visual Raquel Fayad, que também é musicista, bailarina e gestora cultural. Ela, vinda de Tatuí, trabalhou muitos anos gerenciando o Fama Museu, um grande espaço de artes próximo dali, de iniciativa do também empreendedor cultural Marcos Amaro.

Após sair do Fama, ela continuou na cidade. O seu elo se tornou não só profissional, mas sentimental: começou a se relacionar com o também artista visual Hugo Curti, que faleceu em novembro de 2021. Após sua morte, ela decidiu permanecer na cidade e abrir, oficialmente, a casa do artista como  um local vivo de arte e cultura.

Em 2023, através do ProAC, realizou uma série de atividades culturais no local.

ESTUDIO EXTRAORDINÁRIO

ESPAÇO INDEPENDENTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM ITU.

R. DR. GRACIANO GERIBELO, 24 

LINKTR.EE/ESTUDIOEXTRAORDINARIO

Matiz Ateliê Visual

Em maio de 2023, o artista Marco Gonçalves e sua companheira Ana Cris Rosa abriram o espaço, ao lado da Igreja Bom Jesus. Ele já existia em Sorocaba, onde o casal vivia. Em janeiro de 2021, Itu se tornou o endereço dos artistas, que também trouxeram para cá o empreendimento cultural.

A sala de exposições, com obras, principalmente, de artistas ituanos, tem também objetos à venda e, é também, o espaço de criação de novas obras.

Jornalista, Marco conta que trabalhou muitos anos em Brasília, mas sentia falta de novos conhecimentos.  Fez cursos de História das Artes e Fotografia Contemporânea, e cianotipia, técnica de impressão fotográfica artesanal.

Além de seus trabalhos, o espaço, atualmente, tem obras de Guilherme Kramer e de artistas de Itu: Raffaela Oppici, Rafael Vieira, João Bernardi, Marcia Nunes e Suely dos Santos.

Matiz Ateliê Visual está na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 49, entre as ruas Paula Souza e dos Andradas, no centro histórico de Itu.

MATIZ ATELIÊ VISUAL

ATELIÊ E EXPOSIÇÃO DE ARTES

RUA BARTOLOMEU TADEI, 49 – LATERAL IGREJA BOM JESUS

https://marcogoncalves.46graus.com/

Sarau Atelier-Escola

Em maio de 2023, a arquiteta e ceramista Gisela Pedroso, ao lado do marido Edson Souza Junior, abriu o espaço Sarau Atelier-Escola. O casal veio de São Paulo para Itu no meio da pandemia. Ela recorda que conheceu a cidade pelo Google e apenas 30 dias depois já morava por aqui.

Com a vida voltando ao normal, surgiu a vontade de abrir um espaço para venda presencial das peças, até então comercializadas online, e também para conhecer e agregar a comunidade, com aulas e workshops culturais.

O Sarau, em uma charmosa casa com jardim na  Rua Floriano Peixoto, tem um espaço multicultural que possibilita aulas diversas além de cerâmica:  dança do ventre, dança latina e escultura.

“Queremos que os artistas locais venham utilizar o nosso espaço, fazer cultura aqui. Fica o convite para todos”, convida Gisela.

SARAU ATELIER-ESCOLA

AULAS E VENDA DE CERÂMICA, EXPOSIÇÃO DE ARTES E ESPAÇO MULTICULTURAL

R. FLORIANO PEIXOTO, 460

https://www.instagram.com/sarauatelierescola/

Casa das Artes Molduras e Ateliê

Nesta nossa lista de entrevistados, Ale Neves é a única que não veio de outra cidade para Itu. Nascida aqui, ela, apesar de pintar desde a adolescência, profissionalmente trabalhou quase a vida toda na área contábil.

A Casa das Artes, no casarão tombado na esquina da Rua das Andradas, que existe desde 2000, fez parte de sua vida, onde teve aulas e comprou material. Com o falecimento do antigo dono, Carlos Terrassan, Ale adquiriu o ponto em 2021. Ela reinaugurou o espaço, com a nova proposta, em outubro de 2023.

Além do já tradicional comércio de molduras, Ale ampliou o atelier, com exposição dela e de outros artistas da cidade, salas de aula de pintura e uma sala especial para o Jogo de Pintar.

A prática terapêutica de pintura e desenhos livres auxilia no autoconhecimento e na cura, e a Casa das Artes em Itu é um dos únicos ateliês brasileiros certificados a realizar a prática, que tem tintas de pigmentação natural, produzidas na França.

 CASA DAS ARTES MOLDURARIA E ATELIÊ

Aulas, Exposição e Jogo de Pintar

R. dos Andradas, 617

linktr.ee/casadasartes.itu

Ateliê Guilherme Kramer

Kramer foi o último a abrir seu espaço aberto ao público em Itu, em outubro do ano passado, ao lado do Matiz Ateliê. Ele veio para Itu também na pandemia e só tinha estado aqui na adolescência, com amigos. A esposa e a filha embarcaram na aventura.

Ele conta que desde pequeno desenhou muito. Formado publicitário, lembra que sua mesa de trabalho era lotada de traços. Figura inquieta, ele recorda que os traços definidos que hoje são a marca de seu trabalho começaram em um momento delicado: acompanhando o pai no hospital, ele passou noites desenhando. Surgia aí os rostos nas multidões, cenário paulistano que ele trouxe para Itu.

Aqui, já pintou nas ruas, com sua Kombi, retratando pessoas da cidade. Uma exposição sua está no Itu Plaza Shopping. Ele também pedala por aí, entre prédios e se encanta com a rapidez com a qual já chega na parte rural, em meio à natureza. O cenário, claro, se torna arte também.

Aliás, ele já se especializou em diversas técnicas, pinta, além de quadros, murais, técnica que aprendeu em Barcelona. Já expos em diversos países do mundo, mas, assim como suas obras demonstram, mas isso não mudou sua essência: ele continua gostando de gente. “Quero fazer alguma atividade na região do Pirapitingui, estou vendo com a Secretaria de Cultura”.

ATELIÊ DE GUILHERME KRAMER

ESTÚDIO ABERTO COM VENDA DE OBRAS DO ARTISTA

RUA BARTOLOMEU TADEI, 49 – LATERAL IGREJA BOM JESUS

HTTPS://WWW.GUILHERMEKRAMER.COM/

Confira aqui o vídeo sobre eles e nosso web stories.

One thought on “Artistas empreendedores transformam Itu com espaços culturais independentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto