Superintendente da CIS presta esclarecimentos na Câmara

O superintendente da Companhia Ituana de Saneamento (CIS), Vincent Roland Menu, esteve na Câmara de Vereadores de Itu na tarde desta terça-feira, 13, para prestar esclarecimentos sobre a qualidade de água no município. O convite havia sido feito pela vereadora Maria do Carmo Piunti, em maio.

Sobre a reportagem publicada no Jornal de Itu sobre a presença de 27 agrotóxicos na água (leia aqui), Menu garantiu que os agrotóxicos existentes estão dentro do permitido pelo Ministério da Saúde. “Todas as análises no período da Cis estão dentro do limite aceitáveis, e mesmo antes da Cis”, afirmou.

A respeito da notícia divulgada pela própria Cis sobre uma contaminação que a autarquia chamou de “criminosa”, Menu disse que quando a água chegou “espumando” no ETA do Rancho Grande, o abastecimento que vem do Mombaça foi interrompido, e segue assim até hoje.

“Nós temos cinco mananciais neste trecho, além do Mombaça”, esclareceu. Segundo ele, os laudos apontaram óleo e graxa, mas sem ser possível nenhuma conclusão.

Sobre outro incidente no Mombaça no dia 3 de agosto, ele afirmou que a suspeita é de que algo tenha vindo de São Roque. “O Mombaça tem 50 quilômetros de extensão e passa por três municípios, antes de desaguar no Rio Tiete. Ele passa por estações de tratamento de esgoto e áreas industriais.  Podem ter recebido esses materiais, e as análises não foram capazes de detectar exatamente o que foi”, disse. Ele afirmou ainda que nesta quarta-feira estaria reunido com a Secretaria de Meio Ambiente de São Roque, pois a suspeita é de que aquele município também foi prejudicado no incidente do dia 3, e que estaria cobrando da CETESB uma resposta.

Transparência

A vereadora Maria do Carmo aproveitou para cobrar mais transparência da autarquia. “Vemos propagandas de vocês em quase todos os meios de comunicação e vocês devem usar esses meios para informar a população”. Vincent disse que a autarquia informa apenas fatos, mas iria ver junto ao seu diretor de comunicação como ser mais transparente.

Na semana passada, ao anunciar a contratação do advogado Dr. Renê Paschoal Liberatore como novo Diretor de Controle Interno da Cis, o superintendente também ressaltou que “a contratação de Liberatore corrobora a total transparência na administração e divulgação de informações da autarquia”

NOTA DA REDAÇÃO: A postura de Vincent Menu parece ser incoerente com a de sua Assessoria de Imprensa. Há dez dias enviamos algumas perguntas, a maioria respondidas ontem na Câmara, e não tivemos resposta. Outros jornais, com o jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, também têm dificuldades de obter informações da autarquia, precisando usar da Lei de Acesso à Informação, o que nos causa espanto.

Vincent sabe dos e-mails não respondidos por sua assessoria? Se sabe, está mentindo ao falar de transparência.  Se não sabe, está sendo desmerecido do seu cargo de superintendente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto