Itu e cidades da região reabrem, com regras diferentes

A partir desta segunda-feira (1º de junho) começa a valer a chamada “Retomada Consciente”, divulgada pelo Governo do Estado de São Paulo, que visa a flexibilização do comércio. Conforme divulgado pelo governador João Doria, as cidades de Salto, Itu,  Indaiatuba e Porto Feliz foram classificadas na “Fase 2”.

Porém, de acordo com os decretos municipais divulgados por cada Prefeitura, as medidas adotadas em cada município são diferentes das que constam no decreto estadual, e similares apenas nas regras de distanciamento social e de higiene pessoal e limpeza dos ambientes, além do uso de máscaras.

 Confira como se dará as mudanças em cada um dos municípios:

SALTO

A Prefeitura de Salto manteve-se fiel ao decreto do Governo do Estado de São Paulo e estabeleceu que o comércio poderá funcionar durante quatro horas diárias (das 10h às 14h) de segunda a sexta-feira; e das 9h às 13h aos sábados, obedecendo a limitação de 20% da capacidade de atendimento.

Poderão retomar as atividades a partir desta segunda-feira (1º) as atividades imobiliárias, concessionárias de veículos e congêneres, escritórios em geral; comércio, shopping, galerias e estabelecimentos similares.

Com a retomada gradual do comércio, o estacionamento rotativo (Zona Azul) também retoma as atividades a partir desta segunda-feira (1º), no mesmo horário determinado – de segunda a sexta, das 10h às 14h e aos sábados das 9h às 13h.

A Prefeitura de Salto esclarece que a fiscalização orientativa deverá ser realizada pela Vigilância Sanitária. Neste momento, não estão autorizados a funcionar: escolas, espaços públicos (parques, praças e afins); bares, restaurantes (somente delivery / entrega); teatros e cinemas e eventos em geral; academias de esportes em geral, salões de beleza e barbearia.

INDAIATUBA

Já a cidade de Indaiatuba anunciou que a partir de segunda-feira (1º de junho) poderão retomar as atividades, o comércio em geral, incluindo concessionárias, lojas e estacionamento de veículos; shoppings centers, galerias comerciais e congêneres; e escritórios de prestação de serviços, inclusive imobiliárias. Porém, a Prefeitura de Indaiatuba não respeitou o decreto estadual que previa o funcionamento do comércio por quatro horas e liberou os estabelecimentos a abrirem suas portas das 9h às 18h. Já os dois shoppings da cidade poderão funcionar das 14h às 20h, horário que não corresponde com o estipulado pelo governo, que permite apenas quatro horas diárias.

Além disso, Indaiatuba pediu para que os estabelecimentos comerciais reservem o horário das 9h às 10h para atendimento preferencial às pessoas do grupo de risco.

ITU

Por fim, a cidade de Itu determinou que a partir desta segunda-feira (1º de junho) poderão funcionar as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio, shopping center, salão de beleza e atividades religiosas, todos com capacidade máxima de 35%.

A medida é totalmente fora do que pede o governo estadual, como por exemplo a capacidade de ocupação de 20% das lojas (Itu está liberando quase o dobro).

A Prefeitura de Itu também está liberando as atividades de salão de beleza e igrejas, que de acordo com o governo só poderia ser flexibilizadas a partir da “Fase 3”.

O comércio funcionará no horário padrão, também não respeitando as quatro horas diárias solicitadas pelo Estado; enquanto o shopping da cidade divulgou que as lojas terão funcionamento facultativo nesta primeira semana, de segunda a sábado, das 12h às 20h e aos domingos e feriados, das 14h às 20h, decisão totalmente diferente da estabelecida no decreto estadual, que pede a abertura por apenas quatro horas. Além disso, a praça de alimentação não pode funcionar.

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, enviou à Câmara dos Vereadores um projeto de Lei que prevê multa de R$ 2 mil para o comerciante que não obedecer as regras impostas pela Prefeitura.

PORTO FELIZ

O decreto de Porto Feliz deixou claro que as medidas adotadas são as mesmas do Governo do Estado. Destaca apenas que as feiras livres voltam a funcionar, porém sem degustação local. Estabelece também que o transporte público deve voltar ao normal, sem estipular em quanto ele havia sido restringido.

(Com informações do Jornal Primeira Feira/ Foto: Rosana Bueno)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto