O Gambito da Rainha – Netflix

Neste fantástico meio das inúmeras séries que os streamings tem disponibilizado para os “maratonista” de plantão, e algumas delas, acabam nos surpreendendo com uma riquíssima história, assim como o Gambito da Rainha.

Créditos: Netflix

Gambito da Rainha é uma série curta (minissérie), porém, chamativa, ela é a minissérie mais popular da história da Netflix. Lançado no final de Outubro do conturbado ano de 2020, a obra tem como diretor Scott Frank e a protagonista é interpretada pela talentosa Anya Taylor-Joy (Elizabeth Harmon); o conto, é uma adaptação do livro de mesmo título, tendo como plano de fundo os campeonatos de Xadrez mundo a fora, e em como uma pequena garotinha ganhou notório destaque neste meio dominado pelos homens.

O termo “Gambito da Rainha“, faz referência a uma jogada do milenar game de tabuleiro, o “Gambetto“, como também é conhecido, trata-se do termo “rasteira” ou seja, uma belíssima jogada onde uma peça importante é sacrificada para “abrir” o jogo e desestabilizar psicologicamente o adversário.

Enredo

Gambito da Rainha está localizada em meados dos anos 50 e com bom foco em toda a década de 60. O grande pivô de toda a trama é Beth Harmon, uma garotinha apresentada na série com nove anos de idade, que viveu boa parte de sua infância e adolescência em um orfanato padrão dos EUA. Em sua residência, Beth se destaca em matemática e por já ter terminado todos seus deveres, é convidada a ir ao porão do orfanato para limpar os apagadores e ajudar a professora. No porão ela vê um senhor jogando um jogo de tabuleiro sozinho, o senhor Shaibel, um humilde zelador. Por conta da curiosidade da garota, o senhor de poucas palavras ensina a arte do tabuleiro e torna Beth sua pupila, e para seu espanto, a pequena ruiva tinha um dom diferenciado para mover as peças de modo hábil.

Créditos: Reprodução Internet

Enquanto evoluía no Xadrez, Beth também cresce fisicamente, se torna viciada em remédios, é adotada e inicia uma bela e vitoriosa carreira no Xadrez, combinando assim a aplicação aos estudos da arte ao sua exímia habilidade, porém, tropeçando em alguns problemas da vida.

A Protagonista

Elizabeth Harmon é apresentada ao público como uma menina pequena que perde a mãe em um “suicídio” causado em uma rodovia. Ao ficar órfã, Beth é levada á um orfanato onde desenvolve suas habilidades no Xadrez.

Créditos: Netflix

A série Netflix mostra ainda mais que isso, Beth é bem interpretada, especialmente em suas feições ao jogar, seja em partidas tranquilas ou em duros embates, porém, o trabalho bem realizado pela atriz da um brilho diferenciado a trama.

Ao crescer, nossa protagonista se apaixona por roupas, e ela tem um ótimo gosto. Seus vestidos são lindos e aguçam a beleza da personagem, todavia, não são chamativos ou apelativos ( nem mesmo os “mais quentes”), mas sim, trazem uma incomum beleza, misturado com muita discrepância.

Crédito: Reprodução Internet

Beth tem muitos traumas ao decorrer de sua vida, e por conta disso, acaba entregando-se aos deleites de tranquilizantes, muito álcool e algumas drogas, coisas que levam a jovem ao fundo do poço e fazem com que seu talento seja neutralizado por suas más escolhas.

Ponto Final

O Gambito da Rainha, traz um pudor diferenciado, visando os últimos grandes títulos da Netflix (La Casa de Papel por exemplo); a série não trata apenas de uma carismática trama fictícia com final previsível, mas sim, de temas delicados e polêmicos como o machismo, adoção, puberdade, depressão, automedicação, vícios, drogas e superação. Todos estes pontos são muito bem a rodados na trama, fazendo com que a série seja algo desço e reflexivo.

E para o curiosos, O Gambito da Rainha não é uma história real, porém, logo em sua estreia, Elizabeth Harmon foi comparada ao mestre de Xadrez Bobby Fisher, que assim como a protagonista, também iniciou sua carreira aos treze anos e também foi campeão mundial contra os poderosos soviéticos.

3 thoughts on “O Gambito da Rainha – Netflix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto