Não desperdice esse bem tão precioso…

O Brasil é um país rico em água: são 8.233 km2 de água própria para consumo por ano, sendo que a maior parte está concentrada na Amazônia, o que nos torna o país mais rico em água doce no mundo, considerando que  cerca de 12% da água doce disponível no planeta está concentrada no Brasil.

Assim, diante de tanta abundância, nós não fomos ensinados a economizar água, sempre vivemos como se não tivesse fim, e assim acabamos não percebendo que a água é um recurso finito, e como a quantidade de chuvas vem diminuindo,  esse é um dos assuntos mais recorrentes desse século, em decorrência dos impactos ambientais que o planeta vem sofrendo.

O desperdício de água é derivado do mal uso desse recurso natural, tanto no consumo industrial, como comercial, residencial e agrícola.Ainda que a maior parte do planeta seja constituído de água, são cerca de ⅔ da superfície terrestre, a maior parte é proveniente dos oceanos, ou seja imprópria para o consumo humano. No total, apenas 3% é de água doce, ideal para que possamos consumir.

A água é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento do planeta,  e também da sociedade como um todo. A maior parte do corpo humano, ou 70% dele é composto por água, por isso é ideal manter-se hidratado, para que ocorra a performance correta das funções  de todo o organismo.  Todos nós precisamos de água para beber, cozinhar, lavar, limpar,  se banhar. Além disso, os animais também precisam dela para realizar diversas funções vitais.

Diante disso, podemos perceber que a água é um dos mais importantes bens naturais que possuímos e a falta dessa fonte de vida pode gerar diversos problemas a nossa saúde.

No entanto, o Brasil é um país que apresenta grandes problemas de desperdício de água, devido a falta de fiscalização. E embora as regiões como Sul e Sudeste, que possuem elevada densidade populacional, abriguem melhores sistemas de água e esgoto, nas últimas décadas vem enfrentando problemas como a escassez de água, causada por fenômenos climáticos, mas também pelo desperdício e pela falta de consciência ambiental.

O desperdício de água pode ser originado de diversas maneiras, seja pelos cidadãos, ao deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes, ou tomar um banho muito demorado, por exemplo, seja por parte de grandes corporações. As indústrias e empresas ligadas à agricultura são as maiores vilões, uma vez que para produzir uma grande alimento é preciso utilizar muita água para a irrigação, por exemplo, são necessários 600 litros de água para adquirir um kg de cana-de-açúcar.

Além disso, no sistema de abastecimento de água grande parte é perdida em sistemas de tubulações e falhas técnicas causadas pela falta de manutenção. Segundo pesquisas, cerca de 40%  da água tratada no país é desperdiçada, em vazamentos, enquanto que em países desenvolvidos, a média é de 15% de perda, como por exemplo no Japão e nos Estados Unidos.

A pecuária e a criação de animais também são muito dispendiosas, uma vez que dependem de imensas quantidades de água. Por exemplo, para se produzir 1 kg de carne bovina são necessários 15.000 litros de água.

Na contramão disso, vemos o exemplo de Curitiba, no Paraná, que vem sofrendo com o racionamento de água há quase dois anos, em decorrência da falta de chuvas, mas em novembro de 2021, o consumo de água na capital caiu 13,4%. Mesmo com o nível dos reservatórios ter subido no mês anterior, foram economizados cerca de 500 milhões de litros de água. A Sanepar (companhia de Saneamento do Paraná), que realizou  a estatística, indica que houve uma estabilidade de cerca de 30% no nível dos reservatórios.

E como nós cidadãos podemos evitar o desperdício de água? Nós podemos fazer o uso consciente em nossas residências, ao verificar torneiras e possíveis vazamentos, diminuindo o tempo no banho, utilizando a descarga somente o tempo necessário, escovar os dentes com a torneira fechada, utilizar a água do enxágue da  máquina de lavar para lavar as calçadas, ou ainda desligando o chuveiro enquanto se ensaboa ou passa o xampu no cabelo, e não lavando roupa todo dia, utilizando assim sempre a sua capacidade máxima. Ações como essas podem fazer a diferença na sua conta de água e no reservatório da sua cidade.

Érica Gregorio, jornalista, estudante de Sociologia, escreve periodicamente no seu blog ericagregorio.com

One thought on “Não desperdice esse bem tão precioso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto