“Diploma Aluno Nota 10” homenageia estudantes de destaque na cidade

Entre os dez alunos, destacamos a história de Alice, de 8 anos

Na quarta-feira, 13, a pequena Alice Areias Batista, 8 anos, percorreu mais de vinte quilômetros para chegar até a Câmara Municipal de Vereadores de Itu. Naquela noite, o destaque não foi para homens engravatados ou políticos em geral.

As estrelas da noite foram dez crianças, que assim como Alice, foram consideradas estudantes nota 10! Ela saiu da EMEFEI Camping Santa Fé, no bairro Taquaral, onde estuda. Ela mora próximo da escola e desde pequena se destacou. “Na primeira fase, a diretora da escola me chamou para dizer que ela estava muito avançada para aquele ano, e que se quiséssemos poderíamos entrar com um processo para ela pular um ano, mas fomos aconselhados de que seria importante ela conviver com crianças da mesma idade”, conta a mãe Karina. No primeiro ano, ela já entrou no ranking de “Alunos Nota 10”, da Câmara de Vereadores, mas não houve cerimônia por conta da pandemia. “Fico feliz, não porque ela ganhou, mas por saber que a Secretaria Municipal de Educação está atenta a isso, observando esses alunos”, destaca Karina.

O projeto da Câmara, criado através da Lei Municipal Nº 1699/2014, o “Diploma Aluno Nota Dez” é uma homenagem concedida a estudantes da Rede Municipal que obtiveram a maior média global de notas ao final do ano letivo anterior. O objetivo é reconhecer os esforços e incentivá-los a continuar trilhando um caminho acadêmico.

Mas qual o segredo para o interesse pelos estudos? Karina, que ao lado do marido é comerciante, conta que sempre incentivou a leitura e o lúdico. “Enquanto eu faço o jantar, eu vou conversando, brincando com eles: qual fruta começa  com tal letra?”, diz ela, que também é mãe de Joaquim, 4 anos.

Ela conta que também sempre leu para as crianças e isso despertou o interesse pelas letras, os símbolos escondidos nas páginas dos livros, que podem ser mágicos na imaginação e despertar o cérebro para o encanto das estórias.

Em entrevista ao Jornal de Itu, Alice contou que leu, recentemente, o livro Diário de Pilar na China, de 188 páginas, em apenas três dias. A menina gosta muito de ler livros e gibis. Mas as sinapses neurais passam também pelo coração: o afeto é uma forma de ser nota 10, e ela aproveita a reportagem para fazer homenagem para as primas Bruna e Gabriela. “Eu me inspiro nelas”.

Destaque

Além de Alice, outros alunos que se destacaram: Karina Benedetti Capeli (1º Ano), Ítalo Pereira Fracasso (2º Ano),  Matheus Alencastre Dias (3º Ano), Luis Henrique Gomes Prudêncio (5º Ano) da EMEF Prof. Cid Rocha; Barony Alves Figueiredo (1º Ano) e Luisa Alves de Lima Peixoto (5º Ano)  da EMTI Convenção Itu Rede Saber II; João Victor do Carmo Pereira (2º Ano) da EMEF Maria Cristina Castanho Mendes Pereira; Samuel Beto Poquena (4º Ano), da EMEFEI Dona Gabriela Emília Correa Pacheco; e Nicolas de Oliveira Spadasi Marinho (4º Ano) da EMEFEI Marcio João de Arruda.  

One thought on ““Diploma Aluno Nota 10” homenageia estudantes de destaque na cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto