Músico de Itu participa de versão nacional de “Chicago”

Paulo Henrique Pupo é morador de Itu há 10 anos

Um dos espetáculos mais famosos do mundo, “Chicago” está em cartaz na capital e entre o elenco está o músico de Itu, Paulo Henrique Pupo. Natural de Mogi Mirim, mas morando na cidade há 10 anos, Pupo conta que a oportunidade surgiu após receber um telefonema da produção do musical dizendo que ele havia sido indicado para as audições, e que para isso precisava enviar um vídeo para o diretor musical e maestro, que veio direto da Broadway, Steven Freeman. “Após dois dias recebi a grande notícia: ‘Pupo seja bem-vindo à Chicago’”, lembra.

Para ele, tocar em uma grande produção da Broadway está sendo uma experiência incrível. “É tudo muito dinâmico, as trocas de instrumentos são muito rápidas e para mim isso é muito divertido, pois cada instrumento tem sua particularidade, técnica, timbre, dedilhado e eu gosto dessas aventuras musicais”, conta o músico.

Pupo comenta que, para manter da primeira à última récita, a qualidade musical é outro desafio. Sem falar na emoção de abrir as partituras no primeiro ensaio e ver que eram as partituras manuscritas do próprio musical da Broadway ao qual é sucesso há 25 anos.

No musical, a orquestra fica em cena. Em “Chicago, o Musical”, Pupo faz o Reed 3 (sax soprano, sax tenor, sax barítono e clarone).

Mas, esse não é o seu primeiro trabalho em um musical. Ele contou a redação do Jornal de Itu, que já participou de outros espetáculos como: Sunset Boulevard; A Gaiola das Loucas; Jekyll & Hyde -O Médico e o Monstro; Hair Spray; Os Produtores; Ópera “Porgy & Bess; West Side Story; e Sweet Charity.

Trajetória

Pupo conta que seu interesse pela música surgiu através do seu pai que tocava acordeon. “Iniciei meus estudos no saxofone em 1986, aos 10 anos de idade, na Corporação Musical Marcos Vedovello em Mogi Guaçu, e com 13 anos comecei a tocar em bandas de baile. Vivo dessa arte até hoje”.

Possui formação em Regência de Banda pelo Conservatório de Tatuí com o Prof. Dario Sotelo, tem Licenciatura em música, e é também professor de Artes e Educação musical, saxofone, clarinete e flauta.

Além disso, Pupo também já participou de várias formações instrumentais do jazz ao clássico, Russo Jazz Band, Banda Paralela, Big Bands, Quarteto Sax Bem Temperado, inclusive com uma pequena turnê em NY em 2012, grupo de Choro, Orquestra Sam Brasil onde conheceu o maestro Chiquito.

A sua vinda para Itu teve um propósito: realizar o projeto musical para crianças e jovens da “Banda Escola Maestro Chiquito”.

A partir de novos projetos, o músico recebeu o convite para assumir a regência da Banda 10 de Outubro, de Laranjal Paulista. “Convite esse que aceitei com maior orgulho pois é um reconhecimento do trabalho, dedicação, respeito e amor às ‘bandas de música’ que tenho”, Ele também é maestro da Banda Lira Reinvento.

… Serviço…

“Chicago, o Musical”

Data: até 29 de maio
Horários: quintas e sextas-feiras, às 21h; sábados, às 17h e 21h; e domingos, às 15h e 19h
Local: Teatro Santander
Endereço: Shopping JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
Ingressos: disponíveis no site https://bileto.sympla.com.br/event/68910/d/108377 e na bilheteria do próprio teatro. 

Texto: Denise Katahira

Foto: Arquivo pessoal

Paulo Henrique Pupo ao lado da atriz Emanuelle Araújo, estrela de “Chicago, o Musical”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto