Feriado de 9 de julho: Itu e a Revolução de 1932

Cerca de 300 jovens ituanos se juntaram para formar o 3º Batalhão de Caçadores Voluntários Paulistas e lutar na Revolução Constitucionalista de 1932. Apesar da derrota paulista na luta por uma constituição, a revolução conquistou seus objetivos, já que dois anos depois, em 1934, o governo de Getulio Vargas promulgou a nova Carta Magna.
 O feito histórico ganhou status de feriado estadual apenas em 1997, quando o então governador Mário Covas decretou, com base na lei federal n 9.93/95, que 9 de julho entraria para o calendário estadual como data comemorativa à Revolução de 1932. A instituição do feriado contribui para que esse importante acontecimento político da história paulista seja relembrado.

Sobre a participação de Itu no movimento, o Museu Republicano realizou no ano passado, em parceria com o Museu da Música, a exposição “Itu e a Revolução de 32”, a partir de documentos textuais, jornais, livros e peças de acervo das duas instituições ligados a esse período histórico.

De farda e capacete que foram usados pelos soldados a partituras e hinos para as tropas compostos durante o período, a exposição também apresentou como foi a participação das mulheres na luta, entre outros aspectos do movimento.

Mesmo com o fim da exposição, esse material pode ser consultado por pesquisadores e pelo público em geral.

História do Museu Republicano

– O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
 É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

4 thoughts on “Feriado de 9 de julho: Itu e a Revolução de 1932

  • 9 de julho de 2023 em 14:49
    Permalink

    Itu teve atuação fundamental no movimento que instaurou a República em nosso país e, posteriormente, contribuiu para a revolução constitucionalista de 1932, com soldados em prol da democracia. Não devemos esquecer, também, que o primeiro presidente civil foi o ituano Prudente de Moraes.

    Resposta
  • 10 de julho de 2023 em 17:16
    Permalink

    Neste tema, fico com o ilçstre filho de Cubatão, escritor, jornalista e fundador do Clube do Livro

    ” De forma irônica, o pesquisador deixa clara a traição ao povo paulista. Descreve: “Em 23 de outubro de 1933, como tinha sido marcado antes do levante, realizaram-se em todo o País as eleições decretadas por Getúlio Vargas. Por esta altura, muitos chefes de 32 já estavam de regresso ao Brasil. Seu exílio em Portugal, nas elegantíssimas praias de Cascais ou nos paços do Marquês de Foz, transformados num dos cabarés mais elegantes da Europa, deixara muita gente de água na boca. E Getúlio Vargas, no Catete, com seu charuto, com seu sorriso, com seu humorismo, empreendeu uma coisa diabólica: fez aleluia de cargos e posições. Diante disso, os vira-casacas, que tinham mandado a mocidade para o matadouro de uma guerra fratricida e desigual, traíram mortos e vivos, aceitando de suas mãos liberais polpudas sinecuras… E o povo paulista… Nosso povo heróico, trabalhador e digno compreendeu, afinal, a burla de que fora vítima…” Afonso Schimidt

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto