As agências bancárias irão acabar?

Me lembro quando comecei a trabalhar em agência bancária que escutava os clientes contarem como alguns negócios eram realizados “Fulano (gerente do banco) estou aqui vendo um caminhão e quero comprá-lo, chegarei na cidade só a semana que vem, mas preciso comprar o caminhão agora e não tenho dinheiro, mas estou com o talão de cheque, o que faço?

O gerente falava, pode dar o cheque e chegando aqui na semana que vem você assina o financiamento. O famoso fio de bigode, onde as promessas eram cumpridas entre as partes.

Os cinco maiores bancos que atuam no Brasil – Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Santander – fecharam 2. 819 agências bancárias entre 2020 e o primeiro trimestre de 2023, segundo um levantamento da Ável Investimentos, com base em dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)

Em 10 anos foram eliminados 70.000 empregos e mais de 5.000 agências fechadas (dados) fornecidos pelo Dieese e Sindicato dos bancários de São Paulo de janeiro de 2014 a abril de 2023.

As agências irão acabar? Não mais existirá atendimento humano?

Não irão acabar, elas estão sendo remodeladas, um exemplo é a eliminação de caixas para pagamento de boletos, saque em dinheiro etc.

Por mais que essa realidade seja dura para alguns, ao mesmo tempo o atendimento está cada vez mais personalizado, mais especializado e mais humanizado com uma relação comercial mais próxima.

Cabe as pessoas decidirem para o que mais lhe agrada, opções são diversas e a briga por bons clientes está muito acirrada, o poder de escolha nunca esteve tanto nas mãos dos clientes, mais do que nunca.

Rogério Rojo Garcia, Personar Banker

6 thoughts on “As agências bancárias irão acabar?

  • 19 de dezembro de 2023 em 19:13
    Permalink

    Conheço o Sr Rogério, profissional como poucos, sabedoria que não se encontra mais com domínio total do assunto. Se ele fala isso, eu escuto, aprendo e sigo, confio 100%.

    Resposta
    • 7 de maio de 2024 em 12:39
      Permalink

      Isso mesmo Mara, infelizmente nesse 1º trimestre de 2024 esse movimento continua.

      Resposta
  • 2 de janeiro de 2024 em 23:39
    Permalink

    E os pobres que não tem dinheiro para pagar uma Internet, não tem computador, essas pessoas vão sobreviver como.
    Já os ricos têm acesso às plataformas. Eos pobres vão fazer como?
    Fica a minha pergunta
    Vai ser de graça a Internet pra todos ????

    Resposta
    • 7 de maio de 2024 em 12:45
      Permalink

      SD, com relação à internet os valores até ficaram mais acessíveis nos últimos anos, principalmente a internet móvel, mas muita gente ainda não tem condições de pagar.
      Com relação aos bancos, todos tem obrigatoriedade de não cobrar tarifas em alguns serviços. Também tem instituições que não cobram tarifas em contas digitais.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto