Educação Financeira será obrigatória a partir de julho

No final de dezembro de 2023, o Banco Central publicou uma resolução que obriga os bancos e instituições financeiras a adotarem ações de educação financeira para os clientes, regras essas que se iniciam em 01/07/2024.

As ações devem ter como tema principal a organização e planejamento do orçamento pessoal e familiar; formação de poupança e resiliência financeira; prevenção à inadimplência de operações e ao superendividamento.

Muitas instituições já têm programas de divulgação, palestras e informações via site, mas a responsabilidade da educação financeira não é só dos bancos, deveria haver uma iniciação sobre o assunto já para as crianças na escola.

Infelizmente, na prática, poucas pessoas se interessam por educação financeira, por isso alguns consumidores ainda não têm informações básicas como, por exemplo, saber melhorar o famoso “score” nos bancos, que é, basicamente, um histórico de bom pagador.

Essa pontuação é uma entre outros fatores importantes numa solicitação de empréstimo, limite de cartão de crédito, financiamento de veículos etc. Algumas instituições medem isso internamente e outras utilizam a pontuação gerada pelo Serasa Experian, inclusive com acesso gratuito.

Outra medida tomada pelo Banco Central, há alguns anos, foi o Registrato, ainda pouco divulgado, mas muito útil. Esse sistema extrai diversas informações pessoais ou da empresa, como seu endividamento total, contas em bancos ativas e encerradas, pendência financeira etc.

Enfim, as informações estão disponíveis para todos, mas agora, com a obrigatoriedade dessa nova resolução do BC, poderemos ter um pouco mais de cultura econômica.

Rogério Rojo Garcia, Personal Banker

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto