O uso da chupeta e o desenvolvimento dos dentes

Todos nós sabemos que a chupeta é um santo remédio para acalmar nossos pequeninos. Além de satisfazer a necessidade do recém-nascido de sucção, ajuda também nos desconfortos (cólicas) e até a dormirem melhor. Porém, a longo prazo, ela pode acarretar em sérios problemas na dentição da criança.

Os danos podem ocorrer se o uso for prolongado e constante, principalmente quando começam à aparecer os primeiros dentinhos. Os sinais que logo são notados são: projeção dos dentinhos para a frente, mordida aberta (quando os dentes superiores e inferiores não se encostam), desequilíbrio entre as arcadas dentárias, além de alterações na posição dos dentes e até mesmo do palato (céu da boca).

Após aparecerem os primeiros dentinhos, os pais precisam redobrar à atenção ao uso da chupeta, diminuindo o uso principalmente durante o dia, porque além de prejudicar a dentição e a fala, ela também pode ficar suja e trazer perigo à saúde dos pequenos.

Qual a idade ideal para remover o uso da chupeta? A resposta é, quanto antes melhor, porém, sabemos que não é algo simples de se fazer. Portanto, limite-se ao máximo de 3 anos, para não haver danos na dentição ou, se houver, as chances de correção sejam maiores.

A chupeta ortodôntica de silicone seria a mais recomendada para uso, pois ela possui o formato mais anatômico e achatado, e por isso, causam menos prejuízo à dentição. Inclusive, é importante trocar as chupetas de acordo com a idade da criança. Ademais, não utilizem cordões para amarrar a chupeta, isto acarreta em maior peso, comprometendo ainda mais a dentição, sem contar o perigo do cordão enrolar no pescoço.

É importante se preocupar com o desenvolvimento da dentição dos bebês e retirar a chupeta no momento certo para evitar prejuízos maiores. Portanto, leve seu filho periodicamente ao dentista e, se necessário, ao ortodontista para verificar se está tudo bem em relação ao desenvolvimento ósseo e posicionamento dos dentes.

Dra Iris Bincelli Seckler

CROSP 96693

Especialista em Endodontia, Mestre em Endodontia, Doutora em Clínicas Odontológicas com concentração em Endodontia e Pós Doutoranda em Endodontia.

Professora de Especialização e Mestrado na São Leopoldo Mandic.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto