Em decreto, Prefeito autoriza entrada forçada em casas no combate à dengue

O prefeito Guilherme Gazzola assinou um decreto sobre procedimentos na adoção de medidas de vigilância sanitária e epidemiológica, entre eles, o ingresso forçado em domicílios particulares, sempre que necessário, pelas autoridade sanitárias do município.

 O documento diz que, em casos de recusa do morador ou a impossibilidade do ingresso em imóveis por motivos de abandono ou ausência de pessoas que possam abrir a porta para que sejam realizadas ações de combate à dengue, chikungunya e Zika vírus, o agente poderá, até mesmo, pedir auxílio de autoridades policiais.

No período de 1º de janeiro a 6 de fevereiro de 2024 foram registrados em Itu 838 casos de dengue. Não há registro de óbitos por dengue nesse período. O bairro com maior incidência de casos é o Jardim Alberto Gomes.

Teste rápido

Em Itu, há o teste rápido para dengue, que fica pronto em poucos minutos. Segundo a Prefeitura, ele é feito nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo que na UBS 02 (Jardim União) e na UBS 05 (Altos da Vila Nova), até às 19h, e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA da Nossa Senhora Aparecida e no Pronto Atendimento Municipal – PAM da Vila Martins, todos os dias durante 24 horas.

Criadouros com larvas

Em 26 dias úteis do último mês de janeiro, a equipe de Controle de Vetores realizou 15.408 vistorias a imóveis, o que gerou 42 autuações. A partir dessas vistorias foram destruídos 352 criadouros com larvas do mosquito Aedes aegypti, 1.404 imóveis nebulizados, 2.414 imóveis tratados com larvicida, 2.203 imóveis tratados com produtos alternativos e controle mecânico, e 1,6 quilômetros quadrados em nebulização veicular.

Leia o Decreto completo aqui: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=NDU2ODQ3

One thought on “Em decreto, Prefeito autoriza entrada forçada em casas no combate à dengue

  • 8 de fevereiro de 2024 em 06:12
    Permalink

    Porque a prefeitura não faz uso do fumacê?
    É sabido da eficiência em seu uso.
    Todos, indistintamente , seriam beneficiados e protegidos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto