Samba de Bumbo de Itu ressurge após meio século de silêncio

Uma antiga tradição, que por décadas estava silenciada em Itu/SP, ressurge após 50 anos: o grupo de Samba de Bumbo de Itu, que retomou suas atividades em meados de abril em uma cerimônia realizada na Vila Ianni e chamada de batismo. O momento foi marcado pelo despertar de um bumbo que há anos estava guardado e que pertenceu ao Oswaldo Caetano, antigo mestre ituano do Samba de Bumbo.

O Samba de Bumbo, também conhecido como Samba de Terreiro ou Samba Rural Paulista, despertou em Itu graças a liderança da Mestra Natalina, sobrinha do mestre Osvaldo Caetano e herdeira desse rico legado cultural. A cerimônia em que o Grupo deu seus primeiros batuques contou com a presença de grupos de Samba de Bumbo de outras regiões, como o Samba de Bumbo do Cururuquara, de Santana do Parnaíba, e o Samba do Nestão Estevam, de Campinas.

A redescoberta do Samba de Bumbo de Itu foi possível graças ao empenho de diversos atores e instituições da cidade, incluindo o Museu Republicano de Itu/USP, que tem sido um ponto de encontro para a preservação da memória local. Para Mestra Natalina, o despertar para a importância desse legado foi um chamado para honrar as gerações passadas e reviver uma tradição que marcou a história da cidade.

“Ao acordar um bumbo, respeitamos a ancestralidade da população negra. Os museus têm um papel importante nesse processo, mas as memórias vivas da comunidade são ainda mais valiosas”, destaca Aline Zanatta, educadora do Museu Republicano de Itu/USP, que teve participação ativa nessa jornada de resgate cultural.

Identidade cultural

Os registros históricos revelam que o Samba de Bumbo de Itu teve seu auge entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, sendo um elemento crucial na expressão cultural dos povos de origem africana no Brasil. Após um período de declínio, o renascimento do Samba de Bumbo de Itu agora se torna uma realidade. O resgate desta tradição foi viabilizado pela Fundação Energia e Saneamento e Museu da Energia de Itu, por meio de emenda parlamentar da deputada estadual Monica Seixas. O projeto Samba de bumbo em Itu é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas.

“A Fundação Energia e Saneamento, mantenedora do Museu da Energia de Itu, agradece à Dona Natalina por confiar em nossa instituição como proponente da Emenda Parlamentar apresentada à Deputada Monica Seixas”, destaca Rita Martins, diretora executiva da Fundação Energia e Saneamento.

O Samba de Bumbo de Itu agora volta a pulsar pelas ruas da cidade, trazendo a história viva de uma comunidade que luta para preservar suas raízes e sua identidade cultural.

Fotos: Paulo Aranha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error:
Artistas empreendedores transformam a cidade com espaços independentes de artes Pontos Turísticos de Itu Rodeio Itu Parque Maeda Trem Republicano Itu – Salto