Após retirar obrigatoriedade, Prefeitura continua emitindo Cartão Cidadão
O Cartão Cidadão, documento criado na gestão anterior e que se tornou obrigatório para todos os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura, foi alvo de ação do Ministério Público e de multas pela Justiça, continua sendo emitido pela Prefeitura de Itu.
Com a nova gestão, iniciada em 2025, a obrigatoriedade deixou de existir, como anunciou a Prefeitura. A ação era uma determinação da Justiça desobedecida pela gestão anterior.
Nos últimos dias, a continuação do cadastro do Cartão Cidadão se tornou assunto nas redes sociais, mas o fato não é secreto: o local do cadastro é bem na entrada da Prefeitura, visível para todos que passam por ali.
Questionada, a assessoria confirmou que o cadastro e emissão do documento segue, mas sem o entrave judicial da obrigatoriedade que causou tanto transtornos para a população, que chegou a ficar sem atendimento médico devido à falta do documento e que, muitas vezes ao tentar fazê-lo, encontrou questões burocráticas como provar residência com funcionário indo até o local.
A Prefeitura disse que segue com o cadastro e o contrato para a emissão do documento foi firmado no ano passado, em setembro, com validade de um ano, podendo ser prorrogado.
Continuar a emitir ou atualizar um cartão que não é mais exigível pela Prefeitura é simplesmente incoerente. É o dinheiro dos pagadores de impostos indo literalmente pelo ralo!