Após revitalização, Praça da Matriz ganha orelhão “retrô”
A Praça da Matriz, em Itu, foi reaberta neste final de semana e ganhou um novo atrativo turístico após a revitalização: um novo Orelhão, como os utilizados antigamente, com ficha telefônica e símbolo da antiga empresa, Telesp.
O primeiro orelhão instalado na praça foi foi cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado pela Telesp em 1973, na Praça da Matriz. No começo os habitantes da cidade duvidaram que a Telesp pudesse instalar um Orelhão gigante na cidade, mas isso aconteceu. Feito na mesma fábrica que produzia os orelhões comuns, nasceu o “Orelhão de Itu”, atraindo a curiosidade de turistas e visitantes.
Em 2000, com a privatização da Telesp pela Telefônica, o Orelhão foi reformado pela primeira vez. Em 2012, com a mudança de nome da operadora de telefonia fixa que atua no Brasil a cidade de Itu teve a imagem de um dos seus grandes símbolos mudada pela terceira vez. O orelhão gigante que se encontra na Praça Padre Miguel (Matriz) foi pintado com as cores roxo e cinza, da empresa Vivo.
Em outubro de 2014, a empresa retirou o famoso símbolo da cidade para uma reforma. Em dezembro do mesmo ano ele foi reinstalado, com uma cúpula de meia tonelada, um aparelho telefônico novo, feitos em fibra de vidro, e pintura naval. O poste de sustentação também foi reformado e teve toda a tinta retirada e refeita.
A Prefeitura não informou o valor da reforma do objeto e nem se foi utilizado o mesmo material para a versão mais antiga.
Revitalização
Segundo a Prefeitura, a obra de reforma da Praça Padre Miguel (Matriz) teve todo o piso concretado para que não ceda, como ocorria, soltando as pedras portuguesas do calçamento. As calçadas no entorno também foram refeitas.
A praça ganhou novos bancos, novas plantas nos canteiros, pintura do coreto, as pedras dos platôs higienizadas, nova iluminação de led e, as árvores que estavam com as copas baixas podadas para que a iluminação do local seja mais ampla. Foram investido R$ 953 mil no local, através da verba do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).
Boa noite, parabéns a todos que trabalharam e contribuir nessa linda reforma, parabéns Itu, é um local muito lindo pra todos os Ituano e os visitantes…um abraço a todos..
Ja que fizeram para os municipes e atender os turistas, deveria ter ao menos, um fraldario, banheiros, e um adaptado para cadeirantes e um posto de atendimento a turistas para informações com GCMs treinados. E ao mesmo tempo ser um ponto 24 horas da GCM no local , evitando futuras badernas etrnaod o local com mais segurança . Antes um projeto dos GCMs eram patrulhar o centro da cidade a pé … poderia voltar … ja que as cameras centrais ainda nao funcionam, uma pena .
Saudades e orgulho de ter nascido em Itu.
Saudades também da E.E.P.G. “Regente Feijó” e da E.E.S.G. “Prof. Antônio Berreta”.
Saudades e orgulho de ter nascido em Itu.
Saudades também da E.E.P.G. Regente Feijo(ensino fundamental na época, anos 70, 80) e da E.E.S.G. Prof. Antônio Berreta.(1982 a 1984).