Câmara de Vereadores de Itu suspende concurso público
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itu apresentou, durante a Sessão Ordinária da tarde desta terça-feira (08), um projeto de decreto legislativo que suspende o último Concurso Público realizado pelo Legislativo, em 2024.
Com a aprovação por unanimidade do decreto, ficam suspensas as nomeações dos candidatos aprovados. Alguns candidatos já foram chamados para assumirem os cargos em junho do ano passado e, agora, serão afastados.
O presidente Neto Beluci (foto) destacou que não há perseguição contra ninguém, mas que é preciso aguardar a decisão da Justiça. Moacir Cova destacou que “esposa de Procurador passou na prova” e que na sede da Casa de Leis não tem lugar para mais gente.
Neto destacou ainda que houve inúmeros questionamentos acerca do certame. Entre eles, problemas na aplicação da prova de Língua Portuguesa para alguns cargos (dez questões foram anuladas) e uma recomendação vinda da banca organizadora, que sugeriu a não convocação de candidatos aprovados para o cargo de ouvidor.
Na justificativa do projeto, os vereadores dizem que “houve erro material grosseiro no enunciado das questões da prova para cargo de Controlador e foram anuladas todas as dez questões de Português e atribuída pontuação indiscriminadamente a todos”.
O texto ainda lembra que houve falhas que resultaram em ações judiciais que tramitam no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; na Promotoria de Justiça; e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Oito mil
O Concurso Público Nº 01/2024 foi organizado pela banca IGECS – Instituto de Gestão de Cidades, para 20 cargos de diferentes níveis de escolaridade e contou com mais de 8,6 mil inscritos. As provas foram aplicadas em 05 de maio do ano passado e, atualmente, 07 servidores que ingressaram no certame atuam na Câmara de Itu desde junho de 2024. Em 2025 não houve novas convocações.
oK, suspenderão… Legal né!!!!
E vão devolver o dinheiro???