Dito Roque deixa Câmara de Vereadores
Dito Roque anunciou que vai deixar a Câmara de Vereadores de Itu (SP). A partir da próxima semana, o ex-secretário de Governo, Ricardo Giordani, assume a vaga. O anúncio foi feito pelo próprio Dito no final da sessão de terça-feira (25).
Vereador há 50 anos, nesta última Legislatura ele estava na Casa desde julho do ano passado, e foi homenageado por todos os outros parlamentares após o anúncio. O Jornal de Itu apurou que ele deve se dedicar aos cuidados com a saúde, aos 72 anos.
Roque era suplente do vereador Douglas Boschetti, que foi chamado pelo prefeito para assumir a Subprefeitura Regional do Pirapitingui e, com isso, ele assumiu mais uma vez a cadeira sendo o vereador mais antigo da casa.
Giordani estava afastado dos holofotes desde junho do ano passado, quando se afastou do cargo de secretário de Governo para cuidar da saúde, segundo informou a própria Prefeitura.
No Portal da Transparência, Giordani foi exonerado da Prefeitura no começo desde mês, constando como funcionário em todos os meses desde o afastamento.

Biografia
Nascido em Itu em 1950, Dito Roque é técnico contábil pós-graduado em contabilidade e auditoria e bacharel em direito. Além de trabalhar como professor em cursos de contabilidade, atuou também na municipalidade.
Em 1972 foi eleito pela primeira vez para o cargo de vereador de Itu. Também conquistou uma cadeira no legislativo municipal em 1976, 1982, 1992, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2016. Entre os anos de 2013 a 2015, foi chefe de gabinete na Prefeitura de Itu. O vereador homenageado carrega ainda o título de Patrono da Guarda Civil Municipal de Itu e ocupou a presidência da Câmara de Itu nos anos de 1977, 1978, 2005 (ao final), em 2007 e 2008.
Homenagens
Dito pediu a palavra no final da sessão. “Até um dia se assim Deus permitir”, afirmou. A fala foi seguida de uma série de falas dos outros vereadores elogiando e agradecendo.
A primeira foi Patricia da Aspa que, emocionada, foi ao microfone. “Dito, eu me levanto, você me perdoa até a emoção. Você é uma pessoa que eu aprendi a gostar, eu não conhecia, quando eu fiquei sabendo que você ia sair, aquilo me emocionou, você é um professor aqui dentro, como eu tenho a Maria, o Galvão, o Ortiz, vai fazer muita falta”, disse.
O presidente, Mané da Saúde, também falou. “Você é um cara que vai fazer muita falta aqui na Câmara, você é uma base para todos, tanto da situação como da oposição, fora isso o carinho que temos por você, a amizade, você é o amigo de todas as horas, está sempre ali pronto. Então, tamo aí, Dito.”
Maria do Carmo pediu a palavra. “Acho que eu sou aquela que conhece o Dito há mais tempo. Desde 1972, naquela época eu com 18 anos o Piunti com 26, se elegendo no primeiro mandato de prefeito, depois nos encontramos aqui na Câmara em 82, e viemos a nos encontrar no nosso trabalho em 2017. Quero dizer que Deus te acompanhe. Você vai fazer muita falta aqui na Câmara. Venha pelo menos às terças-feiras tomar um café com a gente. Queremos que você se cuide, se dedique a cuidar da sua saúde, porque todo esse tempo na vida pública a gente sabe como é que é. E o nosso até breve, quem sabe…”
“Dito, quero te agradecer”, disse Normino, “pelo companheirismo, pelas aulas que sempre nos dá, é um momento, há um tempo para todas as coisas, a Bíblia diz, e que Deus te abençoe muito, dando saúde cada vez mais, o sentimento que há dentro de você para servir, isso não morreu, todas as contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, tive o prazer de estar junto e até breve”, afirmou.
Marcos Moraes foi outro a falar. “O senhor fará muita falta. Eu quero sempre agradecer ao senhor pela sua experiência, pela sua humildade, companheirismo, verdadeiro carinho e amor para com seus pares. Que Deus abençoe muito a sua vida.”
Mais homenagens
A vereadora Célia pediu a palavra. “Nosso querido e eterno vereador, eu tive muita oportunidade de trabalhar junto na qualidade de secretária do Educação, de Governo, um vereador atuante, responsável, e agora a oportunidade de trabalhar ao seu lado. Você é muito generoso, inteligente, você significa respeito, inteligência, história, você tem um amplo conhecimento de tudo, todos os setores, tanto pela vivência quanto pelo conhecimento técnico, vai continuar, tenho certeza que você voltará. Muito obrigada por aprender om você. A sua humildade e o seu respeito e a sua parceria foram indispensáveis nesse tempo.”
Castanheira foi breve. “Eu fico muito triste. Você é uma pessoa correta, humilde. Vai fazer falta aqui junto com a gente. Eu só posso te desejar tudo de bom. Muita saúde e paz. Deus te abençoe”, disse, seguido de Galvão. “Prestar uma homenagem ao vereador Dito Roque. A gente tem os debates, mas tudo passa, o que fica realmente é a consideração, são as amizades, deixo aqui o meu reconhecimento, vossa excelência que é o decano desta casa, talvez um dos maiores conhecedores de lei orgânica e regimento interno. Com certeza leve com você os frutos das sementes que você semeou aqui no legislativo.”
Donizetti também foi ao microfone. “Você é professor, contador, é um homem que conhece tudo aqui na Câmara, como você consegue ficar 40 anos, com dez mandatos, e sempre se mostrou como se fosse um de nós que estamos entrando hoje. Nunca quis mostrar que é o sabe-tudo. Isso é um dom que o senhor tem de ser honesto, sincero, autêntico e nunca querer ser mais do que ninguém.”, afirmou, seguido de Luizinho. “Eu sempre via as fotos dele e falava como que pode tantos mandatos? Isso aí é poder ser reconhecido pelo povo, dar o respaldo pela população. Para mim é uma honra estar vereador ao lado do Dito Roque. Eu agradeço esse período e torcemos para que volte.”
O vereador Eduardo Ortiz também congratulou Dito Roque. “Te desejo boa sorte e te dando muita saúde na sua vida. Foi um privilégio tê-lo como par nesta casa. Que Deus continue te abençoando. Não esqueça da gente, venha tomar um cafezinho conosco, me coloco à disposição”, disse. Depois de todos terem falado, Dito pediu a palavra mais uma vez para agradecer. “Queria agradecer às palavras e agradecer todos os colaboradores desta casa”, afirmou e, em seguida, todos se levantaram e o aplaudiram.

Pingback: Ricardo Giordani ganha cadeira efetiva na Câmara - Jornal de Itu ®️