Dois anos após ar-condicionado terem sido comprados, a grande maioria ainda não foi instalado nas escolas

Em outubro de 2023, o Jornal de Itu publicou uma matéria dizendo que a Prefeitura havia anunciado, em março daquele ano, que havia comprado 400 aparelhos de ar-condicionado para as escolas municipais, mas eles ainda não estariam instalados, devido os prédios não terem instalações elétricas adequadas.

Uma denúncia recebida pelo Jornal de Itu ainda disse que os aparelhos haviam sido comprados ainda em 2022 e, devido à demora na instalação, teriam perdido a garantia.

Dois anos após a compra dos aparelhos, os mesmos ainda não foram instalados, e com o retorno às aulas neste mês alunos e professores continuaram a sofrer com as altas temperaturas.

A Prefeitura diz que os aparelhos foram comprados em 2022 e entregues em janeiro de 2023. No entanto, não houve investimento em infraestrutura para suportar a instalação dos aparelhos.

Segundo a assessoria, a gestão anterior adquiriu 470 aparelhos de ar-condicionado. Destes, 188 foram fixados na parede e desses apenas 86 estão funcionando. Isso significa que 384 aparelhos não estão em funcionamento.”

A atual gestão está tomando providências para resolver a situação, incluindo a compra de 500 ventiladores para serem entregues em todas as escolas e a adequação da infraestrutura elétrica interna para a instalação dos aparelhos de ar-condicionado até o meio do ano.

Ao portal G1, o ex-prefeito Guilherme Gazzola diz que deixou tudo pronto para ser instalado, e “que só dependia do governo atual”. O motivo da demora de quase dois anos para as adequações nas escolas ele não explicou.

Deputada

Na época da compra dos aparelhos, Gazzola disse que a compra havia sido feita com verbas da deputada Mônica Seixas.

Ao Jornal de Itu, ela explica que a prefeitura de Itu solicitou recursos para compra de computadores. “Soube pela imprensa que compraram ar-condicionado. Eu entrei em contato com a prefeitura de Itu e sugeri a compra de roupa de cama para as Upas. Mandei recurso e não vi a roupa de cama ser comprada. Não sei também o que virou… Mas não é ilegal que prefeitos recebem verbas parlamentares e usem para outras coisas que consideram mais urgentes. Emendas servem para isso mesmo:  socorrer prefeitos, mas eles têm que ter responsabilidade”, destaca a parlamentar.

“Se a prefeitura fosse aberta ao diálogo, eu poderia, e ainda posso, mandar recursos para a reforma elétrica que possibilitaria a instalação dos aparelhos. O problema é a falta de diálogo. Acabei ficando com medo de colocar mais recursos para a gestão municipal. E tenho mandado para entidades do município”, explica Mônica.

Fotos: Prefeitura de Itu/Arquivo

8 thoughts on “Dois anos após ar-condicionado terem sido comprados, a grande maioria ainda não foi instalado nas escolas

  • Isso é o resultado de um governo medíocre. Vem ratificar que esse pessoal q se diz viver para o povo, só visa o próprio bolso. Como ter aprovação para compra de aparelhos modernos se a instalar elétrica tem 50 anos. É tal qual vc comprar um microondas e dar de presente pra casa da sua vó ou dar para uma família no nordeste de conterrâneos do molusco. A fiação é antiga, não suporta tamanha carga de energia. Anteriormente ninguém se preocupava com novas tecnologias. Eram fios 12 pra chuveiro e 6 pro resto de toda casa. Na hora q ligar vira um caminho de rato, por dentro da parede, queimando e derretendo todos os fios.

    Resposta
    • Considero ofensivo e preconceituoso no seu post a mençao “dar para uma familia do nordeste de conterrâneos do molusco”. É repugnante da sua parte envolver cidadaos honestos e empreendedores brasileiros que vivem no nordeste. O qual o sentido de sua afirmaçao? Vocé é melhor, com mais instruçao, maior remuneraçao, mais bonito, alto e pele mais clara? É isso!!!
      Vá tomar caju!!! Hipócrita!!!

      Resposta
      • PLENAMENTE DE ACORDO! DEVE SER MAIS UM BOLSOMINION/PATRIOTÁRIO! GENTE REPUGNANTE, NOJENTA!

        Resposta
  • Há que se apurar as responsabilidades.

    Que absurdo!!!

    Senhores do MP, a bola no seu campo.

    Nossa! Eu me sinto envergonhado!!!!

    Resposta
  • Só pra escola municipal? E as estaduais?

    Resposta
    • As estaduais não são de responsabilidade do prefeito.

      Resposta
  • As pessoas não perdem uma chance de citar Lula e Bolsonaro em qualquer assunto sério, eles esquecem, que ambos são uma piada, aliás, desde que inventaram a tal de política, sei lá quando, e não me interesso em saber, qual data exata, o cidadão comum, sempre foi ludibriado de todas as formas possíveis, que a política permite, portanto, deixem de ficar babando a política em geral, sobre tudo, Lula e Bolsonaro, os dois estão numa boa, ricos, com saúde, e bem acessorados, sobre todos os aspectos, e os desinformados babando pra eles, eles só estão preocupados com a família deles e ponto, querem que o mundo se acabe em dinheiro, pra eles morrerem contando, por tanto, esses idólatras de política e políticos, devem ir trabalhar, produzir, usar seu tempo pra si mesmo, Lula e Bolsonaro, não deram, não dariam, e não darão nada a vocês bolinhos, usem o tempo pra se ocupar com coisas úteis.

    Resposta
  • Em que planeta o GG deixou tudo pronto para instalar?
    As fiações são extremamente ultrapassadas. Tem escola que nem AVCB deve ter de tão precária que está a estrutura.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *